Prefeitura entrega as chaves da casa própria a 110 moradores do Condomínio Santa Edwiges

Obras do empreendimento foram retomadas em 2017, após serem interrompidas e imóvel invadido

Desenvolvimento Urbano - 21/05/2019, 16:53:37 - Repórter: - Foto: Cassio Matias

Para 110 moradores, o sonho da casa própria tornou-se realidade com a entrega do Condomínio Santa Edwiges

Há 15 anos, a auxiliar de serviços gerais Pieda Gonzaga, de 50, se cadastrou em um programa habitacional da Prefeitura de Contagem. Desde então, ela aguardava para ser contemplada com uma casa própria. O sonho finalmente virou realidade. Pieda recebeu nesta semana as chaves do apartamento em que vai morar com os filhos no bairro Santa Edwiges, na regional Sede. Foram entregues 32 unidades habitacionais, que vão beneficiar 110 moradores.

“Morei no bairro Água Branca a vida inteira e, há 15 anos, esperava uma definição sobre minha casa própria”, comemora a auxiliar de serviços gerais. A solenidade de entrega das chaves foi na quarta-feira (15). O empreendimento foi construído por meio da parceria entre o Município (secretarias de Desenvolvimento Urbano e Obras e Serviços Urbanos) e o governo federal.

“Vi no olhar de cada morador a felicidade pela obra concretizada. O prefeito Alex de Freitas tem trabalhado para que as pessoas que estavam invisíveis para o poder público sejam respeitadas e tenham esperança. Queremos dar mais dignidade a essas famílias”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Ivayr Soalheiro.

O empreendimento foi construído para atender em sua maioria famílias ligadas à Associação Habitacional do Bairro Jardim Bandeirantes e Adjacentes, conforme acordo com a Prefeitura. As obras dos dois blocos do prédio foram iniciadas em 2012 e interrompidas várias vezes devido ao abandono das empresas que as executavam.

O canteiro de obras chegou a ser invadido em 2016. Em 2017, as famílias que estavam no local passaram a receber bolsa aluguel da Prefeitura. Com investimentos de R$ 2,6 milhões, obtidos junto ao então Ministério das Cidades, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Vila Barraginha Complementar, a Gave Incorporações e Empreendimentos Ltda passou a tocar as obras.

“Ter a casa própria é o sonho de qualquer brasileiro. Sei muito bem como é isso, por ter esse exemplo na minha família. No meu mandato, todas as ações sempre foram e permanecerão voltadas aos mais necessitados. Queremos dar voz, esperança, dignidade e muito respeito a quem luta por seu sonho”, afirma o prefeito Alex de Freitas.

A pedagoga Maria de Lourdes Souza, 54 anos, mudou-se para Contagem na década de 1970. Ela sempre teve dificuldade para conseguir empréstimo e financiar a casa própria. Com as filhas, lutava para obter uma moradia para ficar livre do aluguel. Ela foi escolhida para representar os demais moradores na entrega das chaves do Condomínio Santa Edwiges.

“O meu coração está radiante, bate feliz em ver que, após longos anos de batalha e de força de vontade, conseguimos junto com outras famílias um espaço para viver. Minha vida foi toda feita no bairro Água Branca, com muita luta, mas faltava realizar esse sonho ao lado das minhas duas filhas”, comemora.

Desenvolvimento Urbano - 21/05/2019, 16:53:37 - Repórter: - Foto: Cassio Matias
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação