Guardas civis participam de qualificação para manutenção do porte de armas de fogo

Com carga horária de 80h, curso teve início em abril e se estenderá até o final de maio

Defesa Social - 21/05/2019, 17:03:24 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira

Treinamento anual da Guarda Civil inclui teoria e prática

Para reciclar e atualizar conhecimentos, 60 guardas civis de Contagem estão participando da qualificação anual para manutenção do porte de armas. O curso, com carga horária de 80h, teve início em abril e se estenderá até o final do mês de maio. Essa capacitação anual é obrigatória para a manutenção do porte de armas.

O efetivo da Guarda Civil de Contagem é composto por cerca de 420 servidores. Desse total, 220 já foram capacitados e possuem o porte autorizado. A previsão é de que os aproximadamente 200 guardas que ainda não passaram pela capacitação passem por treinamento entre os meses de junho, julho e agosto. Após esse período, está previsto que sejam retomadas as qualificações anuais dos demais guardas que já possuem o porte de armas, a partir de outubro. Com isso, a expectativa é de que até o fim do ano todos os guardas civis de Contagem estejam portando armas de fogo.

Na qualificação para renovação da autorização anual para porte de armas são ministrados conteúdos teóricos e práticos. Normas de segurança, legislações pertinentes e técnicas diversas são atualizadas, incluindo aí as condutas com arma de fogo no dia a dia.

Na aula de terça-feira (21), um dos temas tratados foram as penas relativas a crimes de tortura. Indício de que a Guarda Civil de Contagem preocupa-se em seguir os princípios descritos no art. 3º da Lei nº 13.022/2017, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais. Eles incluem a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas, a preservação da vida, a redução do sofrimento e a diminuição das perdas.

O comandante da Guarda Civil de Contagem, Levi Sampaio, ressalta a importância da qualificação anual: “Com a qualificação, é possível aperfeiçoar o uso da arma de fogo e atualizar-se sobre legislações e procedimentos”, destaca.

Disque: 153
Policiamento Comunitário

Defesa Social - 21/05/2019, 17:03:24 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira
Tags:

Qualificação anual Guarda Civil

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação