Contagem se mobiliza contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Foram promovidas palestras em escolas e praças públicas, caminhadas e panfletagem em diversas ruas do município

Desenvolvimento Social - 21/05/2019, 15:43:04 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima

Um dos objetivos da mobilização é dar voz às crianças e adolescentes para que possam identificar casos de violação de direitos

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000, foi marcado por manifestos de cunho social em Contagem. A Prefeitura, a fim de chamar a atenção da sociedade quanto aos crimes de violação de direitos e exploração sexual infantojuvenil, promoveu ações na cidade. A coordenação ficou a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Comissão Permanente de Erradicação do Trabalho Infantil (Competi).

Com o tema “Faça Bonito”, a campanha de conscientização tem como símbolo a flor amarela, que faz referência ao cuidado e proteção. Durante toda semana, foram promovidas palestras em escolas e praças públicas, caminhadas e panfletagem em diversas ruas do município, a exemplo de Nova Contagem, regional Vargem das Flores.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Luzia Ferreira, é indispensável a participação do poder público nessas ações de proteção e promoção da cidadania: “Nosso objetivo é dar voz e empoderar as crianças e adolescentes para que possam, no seu dia a dia, identificar casos de violação de direitos. E que possam buscar ajuda no ambiente escolar, com seu professor, seja acessando os conselhos tutelares ou fazendo denúncias através do Disque 100. Esse manifesto é importante porque, além de conscientizar, estamos mobilizando toda a população a continuar esse trabalho, em conjunto com toda a rede de proteção criada para combater essas violações”.

A coordenadora do Creas Vargem das Flores, Adriana Timóteo, relatou o quanto os resultados do trabalho são positivos: “Cada uma das pessoas de diversos órgãos e instâncias do município que participaram tanto da construção, quanto do fechamento desse trabalho abrilhantou de alguma forma essa ação. É um exemplo de trabalho em rede. Diversos encontros já foram realizados nas escolas com os alunos e professores para que a marcha fizesse sentido”.

Adriana Timóteo revelou que a maioria dos casos de assédio ocorrem onde menos se espera. “O abuso sexual é uma das violências mais veladas, ou seja, ocorre dentro das próprias famílias e muitas pessoas, por medo, não denunciam. É isso que precisamos combater. Com base nisso, eu digo que existem várias mãos construindo a proteção”, observou.

Para o diretor da Escola Municipal Giovanini Chiodi, Joel de Souza, a culminância dessa ação é a construção em prol da cidadania. “O trabalho da escola junto ao poder público se une a outras instituições, declarando que lutamos pela mesma causa, realizando um importante trabalho de prevenção no dia a dia dos nossos estudantes. E com essa ação abrimos e dividimos essa responsabilidade com a comunidade, chamando-a a participar desse ato de prevenção ao abuso e exploração sexual de nossas crianças e adolescentes. A sociedade precisa dar as mãos com a escola nesse ato pela cidadania e proteção e fazer bonito, como explica o tema da campanha”, enfatizou.

A mobilização foi realizada pela rede do Sistema de Garantia de Direitos, pelos técnicos do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Conselhos Tutelares, secretarias municipais de Saúde e Educação, Guarda Civil de Contagem, Polícia Militar e instituições não governamentais.

O Disque 100 é um serviço gratuito que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.

Clique aqui para ver mais fotos da mobilização ocorrida em Contagem.

 

Desenvolvimento Social - 21/05/2019, 15:43:04 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima
Tags:

Ações em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação