Contagem recebe reunião do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

Encontro tratou dos objetivos estabelecidos em 2015 que visam estimular o desenvolvimento sustentável

Meio Ambiente - 21/05/2019, 15:16:59 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira

Ieva Lazareviciute, assessora de Desenvolvimento Territorial do PNUD, exalta Contagem por colocar em prática alguns dos ODS

A Prefeitura de Contagem recebeu, na segunda-feira (20), importante reunião do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). No encontro, foram apresentados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que serão trabalhados pelos participantes. O evento ocorreu no auditório da Prefeitura e reuniu representantes de cinco cidades da região metropolitana, além de vários secretários municipais.

Os ODS são 17 objetivos estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2015, que visam estimular, até 2030, ações globais, nacionais e locais pelo fim da pobreza, pela proteção do planeta e pela paz e prosperidade. As ações mesclam as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental. O conjunto de ODS forma a chamada Agenda 2030, que engloba 169 metas a serem alcançadas até aquele ano.

Ieva Lazareviciute, assessora de Desenvolvimento Territorial do PNUD, exalta Contagem por já colocar em prática alguns dos ODS propostas. “Estamos nas etapas iniciais de um projeto, em parceria com a Petrobras, que foca na localização, territorialização e aceleração da agenda 2030 e aplicação dos ODS. Pedimos essa oportunidade para esclarecer o que está por vir e obter uma participação consciente dos municípios nesse processo. Para que eles possam saber quais serão as atividades e poderem indicar as pessoas mais relevantes para participar. Agradeço à Prefeitura de Contagem por ter se disponibilizado a receber essa reunião”, afirma.

Já estão sendo feitos diagnósticos pela equipe de Desenvolvimento Humano da PNUD. Também serão lançados cursos de desenvolvimento à distância, com o objetivo de nivelar as informações sobre ODS, como fazer projetos e outros conceitos. Os cursos serão lançados em julho e estarão disponíveis para as prefeituras participantes.

O PNUD atua em aproximadamente 170 países e territórios, contribuindo para erradicação da pobreza e a redução de desigualdades e da exclusão social.

Meio Ambiente - 21/05/2019, 15:16:59 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira
Tags:

PNUD: Reunião sobre sustentabilidade

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação