Equipe do CER IV recebe capacitação dos profissionais do Samu

Treinamento ensina a lidar com os pacientes até a chegada da equipe do Samu

Saúde - 20/05/2019, 10:07:26 - Foto: Lucas Santos

Os profissionais passaram orientações de primeiros socorros para crise convulsiva, engasgamento e parada cardiorrespiratória

O Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV) promoveu, na sexta-feira (17), uma capacitação para a equipe de profissionais realizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Contagem. O objetivo foi orientar os profissionais do CER IV a como proceder na hora de dar o primeiro socorro com mais agilidade, mais confiança e melhor qualidade até que o Samu chegue ao local.

Uma das fisioterapeutas que participou do treinamento, Joana Vaz falou sobre a importância desse tipo de capacitação: “Nós achamos de extrema importância esse treinamento, já que ele nos ensina a lidar, nesse primeiro momento, com os pacientes. Aprendemos a agir com nossos usuários até conseguir um suporte do Samu, e isso é muito importante em qualquer eventualidade que possa acontecer”, avalia.

A gestora de Saúde do CER IV, Daniela Teodora, ressaltou que esse treinamento é fundamental já que o local recebe e atende usuários com as quatro modalidades de deficiências (física, mental, visual e auditiva) e de todas as idades: “É muito importante que os profissionais estejam capacitados e seguros em fazer esses primeiros socorros até o Samu chegar”.

Daniela Teodora lembrou ainda que, no Centro de Reabilitação, o atendimento é ambulatorial, atenção secundária, ou seja não é urgência e emergência. “Mas a gente precisa, como profissional de saúde e também outros profissionais, saber lidar com esse paciente que está convulsionando, sofrendo engasgo, que teve uma sincope, um desmaio”, ressaltou.

Treinamento

O treinamento foi realizado pelos enfermeiros do Samu Vanessa Avelar e Gleison Sergio Ferreira da Silva e contou com cerca de 20 profissionais da saúde, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, além de porteiros, recepcionistas e pessoal administrativo. Na quinta feira (23), o restante da equipe passará pela mesma capacitação.

Os profissionais do Samu passaram orientações de primeiros socorros para crise convulsiva, criança com engasgamento, parada cardiorrespiratória e falta de ar. Também como agir em caso de quedas, que são atendimentos mais comuns no CER IV.

Parcerias

O treinamento surgiu de uma parceria do Samu com a equipe do CER IV e Apae. Além de fornecer assistências nas residências, socorrer acidentes e outras urgências, o Samu tem como uma de suas finalidades, por meio do Núcleo de Ensino Permanente (NEP), levar esse treinamento às escolas municipais e à população em geral.

O coordenador do Samu Contagem, Moisés Gabriel de Abreu, explicou que a equipe do NEP é composta por dois enfermeiros treinados, altamente capacitados, efetivos do Samu e experientes nesse tipo de treinamento.

Texto da estagiária Milla Silva, sob a supervisão de Lucas Santos

 

Saúde - 20/05/2019, 10:07:26 - Foto: Lucas Santos
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação