Em 19 de maio, celebra-se o Dia Nacional de Doação de Leite Humano

Data busca incentivar a doação do alimento necessário para o desenvolvimento saudável dos bebês

Saúde - 20/05/2019, 17:27:06 - Foto: Divulgação

O Posto de Coleta do Centro Materno Infantil alimenta recém-nascidos internados no CIT Neonatal e bebês do município

No dia 19 de maio, foi celebrado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. A data busca incentivar a doação desse alimento considerado completo e suficiente para garantir o desenvolvimento saudável do bebê durante os primeiros dois anos de vida.

Em Contagem, o Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) do Centro Materno Infantil (CMI) Juventina Paula de Jesus alimenta recém-nascidos internados no CTI Neonatal e demais bebês que precisam desse alimento no município. O estabelecimento faz parte da Rede Global de Bancos de Leite Humano (RBLH) e, em média, por mês, são arrecadados pelo posto 10 litros de leite humano, de lactantes em boas condições de saúde e dispostas a fazer a doação.

A contagense de Nova Contagem, Luciane Raspante Charles Pereira, de 39 anos, é uma dessas voluntárias. Desde outubro de 2018, ela faz doações e aconselha quem pode a fazer o mesmo. Mãe da Maria Clara, de oito meses, ela contou que iniciou a prática de doar leite depois que os seios ficaram doloridos, mesmo amamentando sua filha regularmente. Isso ocorria devido à produção do alimento em quantidade superior ao consumo do seu bebê. “Assim como a amamentação é importante para minha filha e fez bem para mim, também é boa para outras mães e bebês. Fico contente por estar ajudando. Isso é muito pouco em relação aos benefícios conquistados”, destacou.

Para a presidente da Comissão Permanente de Aleitamento Materno no CMI, Kátia Aparecida da Fonseca Barbosa, o leite materno, também conhecido como alimento padrão ouro, é fundamental para ajudar a salvar vidas e garantir a saúde para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso que estão internados e não podem receber o leite de suas mães.

“É por meio do leite materno cru doado que muitos bebês recebem a nutrição necessária e, por isso, a mobilização para doações durante todo ano é essencial”, reforçou Kátia Barbosa. A presidente da Comissão faz um convite para que todas gestantes, mulheres que estão amamentando e profissionais da saúde conheçam e participem da campanha “Doe leite materno, alimente a vida”, lançada pelo Ministério da Saúde na sexta-feira (17).

Doação de leite em Contagem

O Posto de Coleta de Leite Humano em Contagem funciona no Centro Materno Infantil (CMI), na av. João César de Oliveira, 4495, bairro Cinco. No local, gestantes e as mulheres que amamentam são orientados sobre a ordenha, cuidados com as mamas e como doar leite.

A arrecadação das doações ocorre uma vez por semana em domicílio, de segunda a quinta-feira, pela manhã, após cadastro via telefone ou presencialmente no PCLH. São dadas às doadoras orientações e materiais, como potes esterilizados. O leite arrecadado é encaminhado para o Banco de Leite Humano Augusta Resende Barbosa, em Betim, para análise, pasteurização e distribuição.

As interessadas em fazer a doação de leite podem ligar e se cadastrar pelo telefone 3363-5300, ramais 244 e 249.

Saúde - 20/05/2019, 17:27:06 - Foto: Divulgação
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação