Secretaria de Direitos Humanos promove atividades de conscientização social e defesa do consumidor

No sábado (18), será a vez de participar da 6ª Marcha de Enfrentamento e Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa

Direitos Humanos - 17/05/2019, 09:51:32 - Repórter: - Foto: Divulgação

Roda de conversa com o tema “Direitos X Deveres – Consciência Social” foi realizada no Cras Parque São João

O cronograma de atividades da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania desta semana foi intenso, com roda de conversa sobre direitos, deveres e consciência social e palestra sobre o sistema nacional de direitos do consumidor. E a partir de sábado (18) ocorrem muitas atividades relativas ao enfrentamento e combate ao racismo e à intolerância religiosa.

No dia 14, foi promovida pela Superintendência de Políticas de Defesa dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual uma roda de conversa com o tema “Direitos X Deveres – Consciência Social”, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Parque São João. Cerca de 30 pessoas participaram da ação.

O objetivo foi apresentar informações e capacitar os usuários do Cras sobre direitos e deveres, tendo como base o art. 6º da Constituição Federal, que dispõe sobre os direitos sociais: educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados. O superintendente de Políticas de Defesa dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual, Marco Antônio Rezende Diniz, explica a importância da iniciativa, que tem um caráter formativo: “É preciso instruir a população e desmitificar situações para a construção de políticas públicas eficientes. Também foi uma oportunidade para a captação de dados para a visualização das necessidades pontuais dos usuários e da população vulnerável”.

Também no dia 14, ocorreu a palestra “Sistema Nacional de Defesa do Consumidor”, na faculdade UNA Contagem. Um público de aproximadamente 70 alunos do 8º período do curso de Direito pôde se informar sobre o sistema nacional de defesa do consumidor e a atuação do Procon no município. “Pudemos demonstrar a atuação diária do Procon, com seus trâmites e atividades diárias, para alunos que poderão vir a ser, em um futuro próximo, os advogados que atuarão no órgão”, afirma a superintendente do Procon Contagem (responsável pela promoção da palestra), Rariúcha Amarante Braga Augusto.

E vem mais por aí: no sábado (18), haverá a 6ª Marcha de Enfrentamento e Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, que será realizada dentro das comemorações do mês de maio, marcado por lembranças, festividades e pelas lutas em favor da igualdade social e contra racismo. A programação se estende ao longo do mês de maio e vai até junho.

O superintendente de Políticas para Promoção da Igualdade Racial de Contagem, Jorge dos Santos, comenta a importância da Marcha: “A Marcha é uma conquista do povo negro de Contagem. Só queremos reivindicar o reconhecimento do poder público, e também da sociedade, em nossas tradições e condições de vida”.

Confira a programação:

18/5 – 6ª Marcha de Enfrentamento e Combate ao Racismo e a Intolerância Religiosa – Concentração: Praça Paulo Pinheiro Chagas – Marcha: sentido Espaço do Saber – Horário: 8h às 13h – Apresentações artísticas culturais.

18/5 – Conferência sobre a História do Haiti, da Independência até hoje e sua realidade migratória – Feira: Haitiana com danças, músicas, teatro e apresentações diversas – Horário: 15h às 18h – Local: Centro Universitário UNA, av. Maria da Glória Rocha.

18/5 – Abertura das Festividades de Reinado na Comunidade Tradicional Os Ciriacos – Horário: 18h – Local: Rua dos Balneários, 240, Novo Progresso.

19/5 – Festividades de Reinado na Comunidade Tradicional Os Ciriacos – Horário: 5h – Local: Rua dos Balneários, 240, Novo Progresso.

20/5 – Formação étnico racial – Educação Infantil – Horários: Turma 1: 8h às 12h – Turma 2: 13h às 17h – Local: Centro Universitário UNA, av. Maria da Glória Rocha, 175, lote 01, letra B.

25/5 – Evento Cigano – Slava Luz de Santa Sara Kalli – Horário: 17h – Local: Espaço do Saber – Rua Portugal, 370 – Glória.

25/5 – Feira Afro de Contagem (Melanina) – Horário: 9h às 17h – Local: Espaço do Saber – Rua Portugal, 370 – Glória.

28, 29 e 30/5 – Curso de Capacitação de Políticas de Igualdade Racial – Local: Sala de Metodologia Ativa / Faculdade UNA Contagem – Horário: 13h às 17h – Endereço: Av. Maria da Glória Rocha, 175 – Obs: Inscrições na Superintendência de Políticas para Promoção da Igualdade Racial – Local: rua José Carlos Camargos,218, Centro, telefone: 3398-4268, email: cpir.contagem@gmail.com

29/5 – Formação étnico racial – Ensino Fundamental – Horários: Turma 1: 8h às 12h – Turma 2: 13h às 17h – Local: Centro Universitário UNA, av. Maria da Glória Rocha, 175, lote 01, letra B.

31/5 – Formação étnico racial – Educação de Jovens e Adultos – Horário: 18h30 – Local: Centro Universitário UNA, av. Maria da Glória Rocha, 175, lote 01, letra B.

9/6 – Tarde Cultural Afro da Paróquia Cristo Salvador – Horário: 12h às 17h – Local: rua Rio Doce, 580 – Jardim Riacho das Pedras.

Direitos Humanos - 17/05/2019, 09:51:32 - Repórter: - Foto: Divulgação