Praça da Jabuticaba ganha sistema de irrigação para preservação das frutíferas

Projeto automatizado garante a aplicação uniforme dos volumes de água para as espécies

Cultura - 17/05/2019, 17:01:34 - Repórter: - Foto: Newton de Castro Resende

As obras vão contemplar as áreas das frutíferas que dão nome à praça, símbolos da cidade e Patrimônio Imaterial do município

A primeira etapa das obras de implantação do novo sistema de irrigação das espécies frutíferas na praça da Jabuticaba, que visa expandir e preservar a arborização, paisagismo e a aplicação adequada dos volumes de água necessários a cada espécie, foi iniciada na sexta-feira (10).

O sistema de irrigação adotado consiste na aspersão eficiente e uniforme, em toda a área de paisagismo para a praça da Jabuticaba, incluindo irrigação pontual para 43 frutíferas. A aspersão utiliza-se de equipamentos automáticos, enterrados na praça, com regulagens de ângulos e raios que permitem uma melhor adaptação ao projeto paisagístico e arquitetônico para cada ambiente.

O projeto será acionado automaticamente por uma central de controle “Rain Bird”, que liga e desliga o sistema, em dias e horários pré-agendados e obedecendo aos volumes a serem aplicados para cada espécie, que se altera conforme dados climáticos das estações do ano. A central também permite o funcionamento do sistema em horários que a utilização da mesma seja reduzida, minimizando transtornos e aumentando a eficiência devido à baixa ação das intempéries ambientais, como a insolação e ação dos ventos. Na estação chuvosa, o sistema possui um sensor de chuva que interrompe seu funcionamento, não permitindo que o mesmo acione caso a lâmina de aplicação tenha atingido o volume mínimo necessário à manutenção do projeto paisagístico.

As obras vão contemplar as áreas das frutíferas que dão nome à praça, símbolos da cidade e consideradas Patrimônio Imaterial do município. “A jabuticaba é um fruto que precisa de água, mas de forma adequada. E a instalação deste sistema automatizado vai garantir que as árvores floresçam e possam enfeitar a praça, além de produzir os frutos nas épocas certas. Vamos resgatar as ‘nossas jabuticabas’”, declarou o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Hugo Vilaça.

A instalação do sistema é cumprimento de um Termo de Compromisso firmado entre a empresa Log Commercial Properties e a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, tabulada pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural – Compac. Além da execução do sistema de irrigação, serão readequados os espaços arborizados que pertencem à Biblioteca Pública Municipal (Casa Rosa).

Cultura - 17/05/2019, 17:01:34 - Repórter: - Foto: Newton de Castro Resende
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação