Alunos do Curso de Formação em Educação Ambiental participam de circuito por Contagem

Divididos em duas turmas, mais de 50 alunos passaram por vários pontos para verificar assuntos discutidos em sala de aula

Meio Ambiente - 17/05/2019, 13:35:18 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade

Nas visitas, os alunos puderam perceber os problemas e questões ambientais, como ocupações, lixo e assoreamento

Os alunos do Curso de Formação em Educação Ambiental – Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: Um olhar sobre as Bacias Hidrográficas de Contagem – APA Estadual Vargem das Flores, Imbiruçu, Pampulha e Arrudas participaram nesta semana de visitas a pontos selecionados da cidade.

O curso é promovido pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha (Propam), Secretaria Adjunta de Limpeza Urbana, Mobilização Social, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Superintendências de Controle Ambiental e de Planejamento em Resíduos Sólidos, e comandado pela diretoria de Educação Ambiental da Semad.

Divididos em duas turmas, os alunos passaram por vários pontos da cidade, onde puderam verificar in loco diversos dos assuntos discutidos em sala de aula, como explica a educadora ambiental Denise Silva de Arruda: “Chamamos de ‘Circuito de Percepção Ambiental’, onde os alunos poderão observar, em vários pontos da cidade, o que estão aprendendo no curso e perceber os problemas e questões ambientais, ocupações, lixo, assoreamento… Também servirá como insumo para que eles repliquem em suas escolas”.

Mais de 50 alunos fizeram o circuito. Um deles foi Paula Macedo, professora de ciências da rede municipal de Contagem, que ressalta a questão da educação ambiental como principal objetivo. “Estou fazendo o curso por uma questão ambiental da minha escola, que é muito quente por não ter nenhuma árvore. Todas precisaram ser podadas por causa de uma doença. Então precisamos estudar para climatizar a escola e recuperar o paisagismo. Também é importante para que trabalhemos o que estamos aprendendo com os nossos alunos. Já fiz vários cursos promovidos pela Prefeitura e esse é, sem dúvida, o melhor já oferecido até hoje”, conta.

O curso é oferecido anualmente e tem carga horária de 33 horas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 98742-6237 / 99602-1461.

Meio Ambiente - 17/05/2019, 13:35:18 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade