Dia do Assistente Social é comemorado em 15 de maio

Data celebra o profissional que luta por melhores condições de vida para os mais desfavorecidos

Desenvolvimento Social - 15/05/2019, 13:27:24 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Os profissionais de assistência social de Contagem promovem e garantem direitos das populações mais vulneráveis

O Dia do Assistente Social é comemorado em 15 de maio, e a data serve para celebrar o profissional de Serviço Social, que luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos sociais mais desfavorecidos ou em vulnerabilidade social. O assistente social é um profissional reconhecido por sua natureza analítica e interventiva. No serviço público, seu papel é de suma importância. É o profissional responsável por planejar, executar, monitorar e avaliar as ações para atender às necessidades sociais (desemprego, moradia, violência, desigualdade social, saúde, educação, entre outras).

Em suma, os assistente sociais atuam por uma sociedade mais justa. Trabalham pela igualdade e pelo direito de todos a uma vida socialmente saudável. Procurando contribuir para a inclusão social, combatendo a exclusão e promovendo o desenvolvimento e a coesão sociais, por meio do fortalecimento e da promoção do indivíduo ou do grupo. Portanto, neste 15 de maio, nada mais justo do que reafirmar a importância dessa categoria, parabenizando-a pelo trabalho de excelência desempenhado em prol da população contagense.

Para a secretária de Desenvolvimento Social de Contagem, Luzia Ferreira, os profissionais da assistência social, por meio dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), promovem e garantem direitos das populações mais vulneráveis. “É uma conquista muito importante ter uma política continuada e com previsão de recursos orçamentários para fortalecimento”, reforça a secretária.

Segundo a superintendente de Assistência Social, Miralva Morais, que atua no município há 13 anos, para os profissionais do serviço social é de suma importância comemorar esta data no município, em virtude dos desafios em lidar com as privações, no seu cotidiano, apresentada pela população. “Esta data nos faz refletir sobre o significado especial para nós que atuamos com a política de assistência social. No município, o Sistema Único de Assistência Social está se consolidando e ainda temos muitos desafios, no entanto, a contribuição deste profissional para esta política tem sempre o intuito de melhorar a qualidade de vida da população de Contagem”, destaca a assistente social.

Em Contagem, este profissional atua em várias frentes. Ele está nos serviços dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), abrigos, secretarias executivas dos Conselhos Municipais de Assistência Social e Direito da Criança e do Adolescente, em equipamentos da saúde, como Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, Centros de Atenção Psicossocial, hospital e maternidade.

A secretária Luzia Ferreira destaca que, em Contagem, há uma política robusta, com dez Cras, quatro Creas, abrigamentos de crianças, adultos e pessoas em situação de rua, que vêm garantir essa promoção da cidadania de direito para a população mais vulnerável do município. “Quero cumprimentar a todos os assistentes sociais por esse relevante papel prestado à sociedade”, disse a secretária.

Origem do Dia do Assistente Social

O Dia do Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de Agosto de 1957, através do Decreto Federal nº 994, de 15 de Maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil. No entanto, em 1993, a Lei nº 8.662, de 7 de Junho de 1993, revoga a Lei de 1957 e aplica uma nova Lei de Regulamentação da Profissão.

Desenvolvimento Social - 15/05/2019, 13:27:24 - Repórter: - Foto: Elias Ramos
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação