Sine registra aumento de 33,7% das vagas de trabalho em Contagem no primeiro trimestre

Estatísticas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados também apontam crescimento no período

Notícias - 13/05/2019, 16:18:29 - Repórter: - Foto: Elaine Castro

Só para uma startup de Contagem o Sine encaminhou mais de 60 funcionários

A auxiliar administrativo Jussara Rodrigues Ferreira, de 29 anos, ficou cerca de sete meses desempregada. Ela voltou a trabalhar após se inscrever no Sistema Nacional de Emprego (Sine) Contagem, ligado à Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda. De janeiro a março deste ano, o Sine recolocou 1.021 pessoas no mercado de trabalho em Contagem, 37,6% a mais que no primeiro trimestre de 2018, quando foram abertas 742 vagas. Só para uma startup foram encaminhadas mais de 60 funcionários.

As estatísticas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgadas pelo Ministério da Economia, apontam o preenchimento de 20 mil postos de trabalho com carteira assinada em Contagem no primeiro trimestre de 2019, 17,6% a mais que os 17 mil preenchidos no mesmo período do ano passado. Contagem pulou do quinto para o terceiro lugar no ranking de oferta de emprego em Minas Gerais, atrás de Belo Horizonte e Uberlândia, e superando Juiz de Fora e Betim.

Jussara conseguiu a vaga em um consultório dentário após preencher uma ficha no Sine Contagem. “Sou grata ao serviço prestado pelo Sine, que desburocratiza a captação de empregos. Foi concorrido o processo seletivo, mas consegui voltar a trabalhar para ajudar na renda da minha casa”, comemora.

Atração de novos investimentos

Com quase 38 mil empresas, de acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Contagem se apresenta como um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios e atração de novos investimentos.

“Os números são animadores. O prefeito Alex de Freitas tem trabalhado para que ocorra as desburocratizações no Município e com isso fica mais fácil conseguir as contrações. A Prefeitura se mobiliza para liberar alvarás no mesmo dia e tem recebido os investidores de forma ágil, fazendo propostas para que essas empresas se instalem na cidade. Sabemos também do potencial na logística, temos ao nosso favor a Brs 040 e 381, que liga Contagem aos principais pontos de Minas e do país”, ressalta o secretário Municipal de Trabalho e Geração de Renda, Fredim Carneiro.

Contagem se destaca no momento em que o cenário nacional contabiliza cerca de 13,5 milhões de desempregados. Em março deste ano foram fechados mais de 43 mil postos de emprego no Brasil. Foi o primeiro resultado negativo desde janeiro, já que demissões tinham sido registradas pela última vez no país em dezembro de 2018. O resultado surpreendeu os analistas do mercado financeiro.

Emissão de Carteira de Trabalho

Para auxiliar o Sine Contagem, as oito regionais administrativas oferecem a emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Não é necessário agendamento. Para emissão da primeira via basta a apresentação da Carteira de Identidade (não é aceita Carteira Nacional de Habilitação), CPF, comprovante de endereço e Certidão de Nascimento/Casamento.

Para emissão de segunda via são necessários todos os documentos acima, além da Carteira de Trabalho anterior. Em caso de perda ou extravio, basta apresentar o Boletim de Ocorrência e um documento constando o número e a série.

Notícias - 13/05/2019, 16:18:29 - Repórter: - Foto: Elaine Castro