6ª Marcha de Enfrentamento e Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa será no sábado (18)

Ação vai reunir diversos movimentos negros a partir das 8h, na praça Paulo Pinheiro Chagas

Direitos Humanos - 13/05/2019, 16:59:02 - Repórter:

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Superintendência de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, promove, no sábado (18), a 6ª Marcha de Enfrentamento e Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, dentre outras programações com o mesmo enfoque até o mês de junho.

A Comunidade dos Arturos, dos Ciriacos, grupos religiosos de matrizes africanas e também capoeira estarão à frente de mais uma marcha, que terá sua concentração a partir das 8h, na praça Paulo Pinheiro Chagas, no Novo Eldorado. O trajeto vai até o Espaço do Saber, na rua Portugal, 370, Glória, na regional Eldorado.

Com o intuito de chamar a atenção para os direitos da população afrodescendente, a marcha terá como tônica a luta e resistência nas políticas públicas para os coletivos negros, a favor da liberdade de gênero, religiosa e social. “A Marcha é uma conquista do povo negro de Contagem. Só queremos reivindicar o reconhecimento do poder público e também da sociedade em nossas tradições e condições de vida”, explica o superintendente de Políticas para Promoção da Igualdade Racial de Contagem, Jorge dos Santos.

O mês de maio é marcado por lembranças, festividades e também uma forma política de lembrar o respeito e a igualdade racial almejada por toda a comunidade afro-brasileira, desde que foi assinada, em 13 de maio de 1888, a Lei Áurea, que extinguiu oficialmente a escravidão no Brasil. A data integra o calendário histórico do país e é considerada pelo movimento negro como um dia nacional de luta contra o racismo.

Confira a programação completa:

18/5 – 6ª Marcha de Enfrentamento e Combate ao Racismo e a Intolerância Religiosa – Concentração: Praça Paulo Pinheiro Chagas – Marcha: sentido Espaço do Saber – Horário: 8h às 13h – Apresentações artísticas culturais.

18/5 – Conferência sobre a História do Haiti, da Independência até hoje e sua realidade migratória – Feira: Haitiana com danças, músicas, teatro e apresentações diversas – Horário: 15h às 18h – Local: Centro Universitário UNA, av. Maria da Glória Rocha.

18/5 – Abertura das Festividades de Reinado na Comunidade Tradicional Os Ciriacos – Horário: 18h – Local: Rua dos Balneários, 240, Novo Progresso.

19/5 – Festividades de Reinado na Comunidade Tradicional Os Ciriacos – Horário: 5h – Local: Rua dos Balneários, 240, Novo Progresso.

20/5 – Formação étnico racial – Educação Infantil – Horários: Turma 1: 8h às 12h – Turma 2: 13h às 17h – Local: Centro Universitário UNA, av. Maria da Glória Rocha, 175, lote 01, letra B.

25/5 – Evento Cigano – Slava Luz de Santa Sara Kalli – Horário: 17h – Local: Espaço do Saber – Rua Portugal, 370 – Glória.

25/5 – Feira Afro de Contagem (Melanina) – Horário: 9h às 17h – Local: Espaço do Saber – Rua Portugal, 370 – Glória.

28, 29 e 30/5 – Curso de Capacitação de Políticas de Igualdade Racial – Local: Sala de Metodologia Ativa / Faculdade UNA Contagem – Horário: 13h às 17h – Endereço: Av. Maria da Glória Rocha, 175 – Obs: Inscrições na Superintendência de Políticas para Promoção da Igualdade Racial – Local: rua José Carlos Camargos,218, Centro, telefone: 3398-4268, email: cpir.contagem@gmail.com

29/5 – Formação étnico racial – Ensino Fundamental – Horários: Turma 1: 8h às 12h – Turma 2: 13h às 17h – Local: Centro Universitário UNA, av. Maria da Glória Rocha, 175, lote 01, letra B.

31/5 – Formação étnico racial – Educação de Jovens e Adultos – Horário: 18h30 – Local: Centro Universitário UNA, av. Maria da Glória Rocha, 175, lote 01, letra B.

9/6 – Tarde Cultural Afro da Paróquia Cristo Salvador – Horário: 12h às 17h – Local: rua Rio Doce, 580 – Jardim Riacho das Pedras.

Direitos Humanos - 13/05/2019, 16:59:02 - Repórter: