Área do bairro Granja Vista Alegre será transformada em parque ecológico

Projeto na área da Jocum prevê recuperação da mata, criação de trilha ecológica e revitalização das nascentes

Meio Ambiente - 09/05/2019, 16:21:43 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade

Equipe multidisciplinar da Semad fez visita técnica para elaboração de mapa ambiental da área

Uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou visita técnica em uma área no bairro Granja Vista Alegre, regional Sede. O objetivo foi fazer uma avaliação do local para o desenvolvimento de mapa ambiental de área, contemplando um planejamento para sua revitalização e transformação em um parque ecológico.

A área possui dez mil metros quadrados e pertence ao projeto Jocum (Jovens Com Uma Missão), instituição missionária, sem fins lucrativos, de orientação cristã, porém não atrelada a nenhuma igreja. A Jocum treina jovens cristãos para serem missionários. Com cerca de 50 unidades distribuídas pelo Brasil, ela está presente em mais de 150 países. Em Contagem, a instituição forma, por ano, cerca de 70 jovens, que são enviados a diversas partes do mundo.

Ricardo Vessoni, coordenador do projeto Nova Terra Sócio-ambiental da Jocum, explica que o objetivo da parceria com a Semad é revitalizar a área: “Temos uma proposta de trabalhar com as áreas de influência da sociedade, que são família, o governo, a religião e a educação. Vemos como importante esse projeto, primeiramente como cristãos, pois temos que cuidar da criação. Em segundo lugar, dentro de uma visão ambiental, é um projeto que vem para beneficiar a sociedade com a preservação dessa área”.

O projeto para a área prevê a recuperação da mata, a criação de uma trilha ecológica, revitalização das nascentes, recuperação de um córrego que passa pelo local, com revegetação de mata ciliar. Além de ficar aberto à visitação, o futuro parque ecológico pretende funcionar como um laboratório técnico e área experimental da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade das Nações, de propriedade da Jocum.

Também está prevista a implantação de uma horta comunitária, na qual alunos e pessoas da comunidade receberão treinamentos que vão desde como plantar até a venda dos produtos, passando por organização em cooperativas.

Durante a visita, houve também uma vistoria do projeto Contagem das Nascentes, que cadastrou e georreferenciou as cinco nascentes localizadas no terreno.

Meio Ambiente - 09/05/2019, 16:21:43 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação