Membros dos Grupos Estratégicos de Apoio e Gestão tomam posse

Grupo tem por finalidade participar do planejamento, execução e avaliação dos programas, projetos e serviços oferecidos

Direitos Humanos - 07/05/2019, 10:57:22 - Repórter: - Foto: Divulgação

Secretário Marcelo Lino destacou que os grupos representam avanço na forma democrática de construir ações governamentais

Os membros dos Grupos Estratégicos de Apoio e Gestão dos Espaços Bem Viver (EBV) Mário Covas e Luiz Palhares e Espaço do Saber tomaram posse em um evento que reuniu cerca de 100 pessoas, na sexta-feira (3), no auditório da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Estiveram presentes idosos e servidores dos referidos espaços, coordenadores de Grupos de Convivência de Idosos, Conselho Municipal do Idoso (Comic) e servidores municipais.

O secretário Marcelo Lino ressaltou o esforço e sabedoria do prefeito Alex de Freitas, que faz escolhas que viabilizam o funcionamento da cidade. “A implantação do Grupo Estratégico de Apoio e Gestão representa avanço na forma democrática e participativa de construir serviços e ações governamentais em favor da melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa. Um dos objetivos do prefeito é, por meio de políticas públicas, promover um envelhecimento ativo, saudável e digno aos idosos do município”, afirmou Marcelo Lino.

A superintendente de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Maria Fontana, agradeceu o pleno apoio do secretário para todas as questões que envolvem a temática do envelhecimento, o Comic e a OSC Projeto de Vida pela parceria e a todos os presentes. “O envelhecimento é uma conquista, um privilégio quando há dignidade nesse processo. Os anos vividos trazem consigo maturidade, experiência e um pouco de sabedoria. Empoderamento e protagonismo da pessoa idosa, tema da última Conferência do Idoso, vivenciados na prática, significam capacidade de utilizar seu potencial e participar contribuindo na construção de bens e serviços, para além da postura reivindicatória”, afirmou.

“Vocês terão, a partir de hoje, um grande instrumento democrático também para as tomadas de decisões. Construir consenso é um grande desafio, e nem sempre acontece, mas o bem comum deve falar mais alto. Buscando a excelência do trabalho nos EBVs estamos contribuindo com a Gestão Municipal e com as Políticas Públicas para os idosos de Contagem”, disse Maria Fontana, referindo-se aos coordenadores dos EBVs.

Os coordenadores Alexandre Camilo, do EBV Mário Covas, Véritas Maria, do EBV Luiz Palhares, e Sara Ana, do Espaço do Saber, enalteceram e acolheram a implantação desse instrumento como grande contribuição para a otimização de recursos e a busca da melhoria constante dos serviços ofertados, através da participação e contribuição dos idosos nessa construção. O vice-presidente do Comic, Marcos Wellerson, destacou, além da importância da participação na elaboração e execução do plano de ação, que, mesmo tendo um conselho atuante, o Grupo Estratégico de Apoio e Gestão muito contribuirá para o controle social e otimização dos serviços prestados.

Grupo Estratégico de Apoio e Gestão

O grupo tem por finalidade participar do planejamento, execução e avaliação dos programas, projetos e serviços ofertados à pessoa idosa no equipamento, envolvendo-as na ótica do seu empoderamento e protagonismo. Ele é constituído por quatro idosos da sociedade civil, representantes das várias atividades dos Espaços, e quatro pessoas do governo, representando servidores, Superintendência e o coordenador do EBV.

Os membros do grupo deverão ter conhecimento dos serviços ofertados, demanda reprimida, desafios, problemas, possibilidades, potencialidades, parcerias, perfil do idoso participante do EBV e abrangência dos serviços. Participarão na elaboração do plano de trabalho, na execução e avaliação permanente, na forma de observação participante e avaliação formal periódica. O grupo também fará a escuta permanente das necessidades e sugestões dos usuários do EBV, como retroalimentação do planejamento, emissão de parecer sobre todas as questões colocadas e acompanhamento e controle dos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa.

Confira os membros empossados:

Espaço Bem Viver Mário Covas

Superintendência do Idoso: Paula Cristina Ribeiro
Servidores: Alexandre Camilo, Ana Cristina e Dionízio Henrique
Artesanato: Vanda Gomes da Silva (titular) / Elenice da Conceição Fiúza (suplente)
Atividades Físicas: Geraldo Bruno Nogueira (titular) / Eponina Mendes Guerra e Wildo Santiago de Assis (suplentes)
Bailão: José Ferreira de Souza (titular) / Iracema Corrêa Estevão (suplente)
Hidroginástica: Maria das Rosas (titular) / Lourdes Custódio da Cruz Silva (suplente)
EJA: Maria Márcia de Paula (titular) / Marlene Madureira Divino (suplente)

Espaço Bem Viver Luiz Palhares

Superintendência do Idoso: Eva de Lourdes dos Santos
Servidores: Véritas Maria Pinto Batista, Denis da Rocha, Genésio Schuengue, Valdilena Brito e Maria Rosa