Contagem passa a oferecer bolsas de ostomia a pacientes da rede pública

Mais de 300 pessoas já são atendidas com o novo serviço

Saúde - 07/05/2019, 11:15:07 - Repórter: - Foto: Adelcio Ramos Barbosa

Cada bolsa de ostomia custa em média R$ 80, e cada usuário tem necessidade de 10 a 30 por mês

Inaugurado em novembro de 2018, o Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV) continua mudando a vida dos contagenses. Até o início de 2019, os moradores de Contagem com ostomia intestinais (colostomia e ileostomia) e ostomia urinárias eram obrigados a se deslocar até à capital para buscar as bolsas. Detalhe: esse deslocamento era mensal. Agora não será mais necessário.

Desde abril, o CER IV passou a oferecer esse serviço. Os moradores que já fazem uso ou que vierem a precisar da bolsa serão encaminhados para o CER IV. A bolsa coletora é um equipamento essencial para a pessoa ostomizada, pois funciona como uma extensão do seu corpo.

Atualmente, 343 pessoas recebem a bolsa no CER IV. São moradores de Contagem, Ibirité e Sarzedo. Os usuários são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde e, em alguns casos, por hospitais.

A enfermeira do CER IV, Flávia Godoy, ressalta a importância de as bolsas de ostomia serem oferecidas em Contagem. Primeiro, ela destaca a praticidade, pois o deslocamento é menor. Além disso, Flávia Godoy comemora a oferta em si do serviço. “Cada bolsa custa em média R$ 80,00. Elas são importadas, e cada morador recebe de 10 a 30 por mês. Imagina o custo que sairia para cada usuário”.

O que é ostomia?

Segundo estimativa da Associação Brasileira de Ostomizados, no Brasil, há cerca de 400 mil pessoas ostomizadas. A ostomia, ou estomia de eliminação, é um procedimento cirúrgico realizado quando é preciso construir um novo trajeto para eliminar a urina e as fezes.

Normalmente, é realizado depois de condições traumáticas ou patológicas (como perfurações acidentais no abdômen, doenças no intestino, no reto e na bexiga), que podem gerar necessidade de uma ostomia para a manutenção da vida.

Saúde - 07/05/2019, 11:15:07 - Repórter: - Foto: Adelcio Ramos Barbosa