Contagem será uma das sedes do Festival Paralímpico em 2019

Município terá provas de atletismo, basquete em cadeira de rodas e badminton, em setembro

Esporte - 03/05/2019, 11:21:24 - Repórter:

Segunda edição do Festival Paralímpico terá 48 sedes e cerca de 7.200 atletas, de 10 a 17 anos

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou as cidades-sede da 2ª edição do Festival Paralímpico, realizado em comemoração ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico. Maior evento do CPB neste ano, o festival reunirá no dia 21 de setembro cerca de 7.200 atletas, com faixa etária de 10 a 17 anos, em todos os estados brasileiros. A intenção é comemorar o Dia do Atleta Paralímpico, celebrado na mesma data, e promover a interação de crianças com e sem deficiência.

Cada uma das 48 sedes contará com três modalidades paralímpicas. Crianças sem deficiência também poderão participar dos esportes adaptados, em iniciativa que visa à inclusão total dos jovens desta faixa etária. “A nossa ação reforçará, justamente, o que o Ministério da Educação vem trabalhando há décadas e até hoje não têm obtido tanto êxito. O esporte é uma ótima ferramenta, que permite mostrar para crianças não-deficientes que é possível praticar esportes junto a crianças com deficiência e ensina a respeitar as limitações dos colegas”, explica Ramon Pereira, coordenador de Desporto Escolar do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Em Contagem, as modalidades escolhidas foram o atletismo, basquete em cadeira de rodas e badminton, esportes em destaque no município e que já recebem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. Para o diretor de Esporte e Lazer da Secej, Wanderson Trigueiro, este é um momento de comemoração para a cidade. “Ficamos muito felizes com a escolha de Contagem para ser uma das sedes do festival. Atualmente, na Secretaria, estamos muito empenhados na construção e apoio às políticas públicas para os deficientes, promovendo ações, eventos e atividades que possam mostrar nossos atletas para a população de Contagem”, avalia.

A partir do Festival Paralímpico, haverá a criação de uma cartilha com atividades esportivas paralímpicas para a educação física regular, desenvolvida em parceria com a Academia Paralímpica Brasileira. Este documento ficará disponível e a intenção é que profissionais da área tenham acesso ao conteúdo. No planejamento estratégico, divulgado este ano e válido até 2024, o Comitê Paralímpico Brasileiro tem por objetivo o desenvolvimento esportivo aliado à inclusão. A meta é qualificar, até 2020, ao menos 2.500 profissionais que atuem em diferentes segmentos do esporte voltados para crianças, jovens e adultos com deficiência no Brasil. E ainda capacitar 100 mil professores de Educação Física da rede de ensino para trabalhar com pessoas com deficiência.

O local do evento será definido de acordo com o plano de trabalho que vem sendo elaborado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, e que pretende promover ações de integração, reciprocidade e fomento do esporte paralímpico no município. A programação completa será divulgada em breve.

Esporte - 03/05/2019, 11:21:24 - Repórter:
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação