2ª Gincana Surda promove interação com muita diversão

Evento realizado em Contagem contou com a participação de diversas entidades da Grande BH

Direitos Humanos - 02/05/2019, 10:14:03 - Repórter: - Foto: Newton de Castro Resende

Gincana, no Ginásio Sapucaí III, teve palestras e muitas brincadeiras. valorizando o uso da Língua Brasileira de Sinais

A Associação dos Surdos de Contagem (ASC), em parceria com várias instituições e com apoio da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, promoveu a 2ª Gincana Surda no domingo (28), no Ginásio Sapucaí III/Escola Municipal Senador Luís Carlos Prestes. Estiveram presentes mais de 50 pessoas, entre membros e/ou apoiadores da ASC, Associação dos Surdos de Betim, Sociedade dos Surdos de Belo Horizonte, Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, Federação Mineira Desportiva dos Surdos e Pastoral do Surdos de Belo Horizonte.

O evento promove o entrosamento entre os surdos e codas (filhos ouvintes de pais surdos), propiciando um clima de alegria, diversão, interatividade. Os participantes ficaram atentos às palestras e se divertiram com brincadeiras como cabo de guerra, salvar o tesouro, corrida de balão, dança da cadeira, quiz, entre outras.

O responsável pela Superintendência da Pessoa com Deficiência, Waleson Pretin, esteve no evento e destaca que a gincana com jogos e brincadeiras proporcionou a interação entre crianças e jovens, a valorização da língua de sinais e de outras habilidades motoras. “A Libras rompe a barreira do silêncio entre as pessoas. O mundo seria melhor se todos aprendessem a língua de sinais para haver maior integração e reforço nos laços de amizade entre as pessoas”, acredita.

De acordo com o coordenador da ASC, Dener Oliveira, o objetivo da gincana é agregar entretenimento, esporte, desenvolvimento pessoal, expressão artística e solidariedade. “Visa mobilizar a comunidade surda da Grande BH para participar de desafios que envolvem situações de aprendizagem, companheirismo e criatividade e reforçam a importância da prática da solidariedade”, disse.

Um dos participantes da gincana, Mayke de Oliveira, de Belo Horizonte, disse que a ideia é fazer o evento com nada de tecnologia. “Todos guardaram o celular e só mexeram durante o horário de almoço. Fizemos isso com o objetivo de termos maior interação. A comunidade surda está sempre conseguindo suas conquistas e lutas com a sociedade. O ouvinte tem muitos direitos, mas e o surdo? Os surdos podem fazer o que quiser, assim como os ouvintes. Um dos objetivos da gincana é o de acolher os surdos, animar a todos, com a participação de vários ouvintes para aprender um pouco da Língua Brasileira de Sinais, para conversar com os surdos sem dificuldade”.

Direitos Humanos - 02/05/2019, 10:14:03 - Repórter: - Foto: Newton de Castro Resende
Tags:

2ª Gincana Surda

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação