Superintendente de Políticas para Promoção de Igualdade Racial representa Comunidade dos Arturos em Salvador

Jorge dos Santos participou da defesa de dissertação da estudante Elenice Castro na Universidade Federal da Bahia

Direitos Humanos - 30/04/2019, 14:57:00 - Repórter: - Foto: Divulgação

Elenice Castro (de branco) elaborou o trabalho intitulado "Os Arturos fazem o Reinado - performance, corpo e memória"

O superintendente de Políticas para Promoção de Igualdade Racial, Jorge Antônio dos Santos, representou o município de Contagem e a Comunidade Quilombola dos Arturos na defesa de dissertação de uma estudante da Universidade Federal da Bahia. O tema defendido faz uma análise da Festa do Reinado, com o trabalho intitulado “Os Arturos fazem o Reinado – performance, corpo e memória”.

A estudante Elenice Castro realiza pesquisa na Comunidade desde maio de 2017. Para a mestranda, assim como para a Universidade Federal da Bahia e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, a presença física de um representante da Comunidade enriqueceu o momento ritualístico de defesa de um trabalho acadêmico. Além disso, com esse estudo, a cultura da Comunidade e a cidade de Contagem serão, mais uma vez, divulgadas em outros espaços.

Para o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, a representação de Contagem no estado da Bahia é a demonstração efetiva do quão forte são nossas raízes. “Discutir sobre isso, compartilhando as raízes do município, é um dos princípios importantes da nossa gestão. É importante essa discussão da nossa identidade, que mostra nossas raízes de matrizes africanas e de uma comunidade quilombola, pois é uma identidade que pulsa na nossa cidade. E fazer isso em outras cidades e estados, para nós, é muito gratificante”, disse.

De acordo com o superintendente, a ida a Salvador foi uma experiência fantástica, com trocas de experiências, além de poder representar Contagem em outro estado. No dia 25 de abril, Jorge dos Santos se reuniu com a irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Ordem Terceira dos Homens Pretos da Bahia. “Trocamos experiências e recebi convite para participar, em outubro, do Encontro Nacional das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário”.

No dia 26, Jorge dos Santos participou da defesa de dissertação da estudante. “Tivemos a honra de falar sobre o histórico da Comunidade dos Arturos de Contagem, explicar sobre o seu papel e importância e também sobre ter um representante da Comunidade como superintendente de Políticas para Promoção de Igualdade Racial”, disse.

No último dia na capital da Bahia, Jorge dos Santos encontrou-se com alunos do curso de História e com a professora e doutora em Letras e em Línguas Africanas da Universidade Federal da Bahia, Yeda Pessoa de Castro. Na ocasião, o superintendente falou sobre o histórico da Comunidade dos Arturos, sobre a cultura e a Superintendência. Ao final, Jorge dos Santos presenteou a professora com um DVD produzido quando a Comunidade foi reconhecida como patrimônio cultural e material do município e do estado.

Direitos Humanos - 30/04/2019, 14:57:00 - Repórter: - Foto: Divulgação