Secretário de Cultura, Esporte e Juventude se reúne com órgãos de imprensa de Contagem

Encontro “Vamos falar de coisas boas” abordou projetos, propostas e novidades para 2019

Cultura - 30/04/2019, 16:51:38 - Repórter: - Foto: Newton de Castro Resende

Representantes da imprensa de Contagem reuniram-se com secretários de Cultura, Esporte e Juventude e de Comunicação

Com harmonia, respeito mútuo, parceria e o objetivo principal de levar à população as notícias e fatos relevantes sobre a cidade, foi realizado, na terça-feira (30), o Café com a Imprensa na sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. A convite do secretário Hugo Vilaça, representantes dos veículos de imprensa de Contagem estiveram presentes para conhecer a sede e a nova equipe e debaterem as temáticas da pasta.

“Com grande satisfação, recebemos a imprensa de nossa cidade para um bate-papo sobre o trabalho que temos realizado e, ao mesmo tempo, convidá-la a somar conosco na divulgação das ações da Secretaria. Sabemos da importância e o papel relevante que a mídia possui em nosso município e, por isso, queremos demonstrar o respeito que temos ao trabalho de todos e firmar o compromisso de transparência e cooperação. Mostrar o que temos de bom em Contagem é fundamental para crescermos juntos. Nosso propósito neste encontro é trabalharmos para elevar a autoestima da nossa cidade”, relatou o secretário Hugo Vilaça.

José Luiz Borel, secretário de Comunicação de Contagem, abordou as mudanças e processos das campanhas publicitárias do município, que estão em fase final de execução. “Estamos retomando as ações da Secretaria e sabemos das dificuldades atuais. Mas já temos um planejamento feito e teremos uma agência contratada em, no máximo, 30 dias, para darmos andamento às campanhas publicitárias do governo. E podem ter certeza que a imprensa de Contagem é parte integrante deste planejamento”.

O encontro contou com a participação da coordenadora técnica da Ginástica de Trampolim de Contagem, professora Cristina Trópia, que fez uma apresentação audiovisual sobre o programa. Criado em 2002, como extensão das escolinhas de ginástica que ocorriam no Poliesportivo do Riacho, o programa se tornou referência nacional e atende mais de 300 crianças do município. “É um projeto que trabalha na formação das crianças e no desenvolvimento humano e social, através do esporte. Atualmente temos uma estrutura totalmente profissional e podemos ver os resultados acontecerem. Do nosso “time” já temos conquistas locais, nacionais, sul-americanas e mundiais. O trabalho é vitorioso e já estamos planejando um futuro ainda melhor. Estes resultados nos mostram que é possível construir uma agenda positiva, aliando poder público e iniciativa privada, através das leis de incentivo. Este é nosso desejo e vamos buscar parceiros para ampliar e avançar com o nosso trabalho”, concluiu Cristina Trópia.

Também foram apresentados os projetos da área cultural que estão em execução, com destaque para o Curso de Capacitação Profissional em Artes Cênicas, oferecido desde 2018 pelo município, em parceria com o Sated-MG. “Este é um marco histórico na cidade, pois é um curso que garante aos alunos o Registro Profissional do Ministério do Trabalho. Temos duas turmas atualmente, uma com formatura prevista para setembro, e iniciaremos a terceira turma a partir do segundo semestre deste ano. É algo que traz para Contagem a inovação e a valorização aos artistas que anseiam por uma carreira profissional. E vale ressaltar a qualidade dos profissionais envolvidos, da equipe de professores e do conteúdo do curso. Tudo ofertado gratuitamente aos alunos”, ressaltou o diretor de Políticas Culturais, João Flores. Além do curso, João Flores destacou os editais do FMIC, que buscam valorizar os artistas de Contagem em diversas áreas (música, stand up, artes visuais, grafite) e a estreia do Circuito Cultural, a partir do dia 4 de maio, às 16h, na Praça da Jabuticaba.

Os convidados puderam esclarecer dúvidas sobre os projetos e se mostraram satisfeitos com o convite. Para o diretor do jornal Notícias de Contagem, Welber Moreira, o convite reforça sua admiração pelo trabalho da Secretaria. “Além do respeito e amizade que sempre tive pela pessoa do Hugo, posso dizer que este encontro serve para engrandecer ainda mais o trabalho de todos os servidores da Secretaria e, com certeza, da cultura, esporte e demais ações desta pasta. E nosso papel é levar para a população este trabalho, para que nossa cidade conheça todas as coisas boas que podemos oferecer aos contagenses”.

A jornalista e editora-chefe do jornal O Tempo Contagem, Andrea Andrade, também falou sobre a importância da imprensa na construção e na divulgação das ações e projetos do município. “Ao longo dos anos, muitas coisas mudaram na imprensa. E nós precisamos estar conectados a essas mudanças. Hoje temos canais automáticos de mídia que nos possibilitam dar informação em tempo real. Esse dinamismo torna nosso trabalho ainda mais importante pois, além de noticiar, precisamos ter agilidade em checar e apurar os fatos, para não cometermos erros ou injustiças. Mas estou muito feliz em poder participar deste encontro e confirmar que temos tantas coisas boas acontecendo na cidade. Vamos fazer sim, um esforço mútuo para colher resultados positivos e elevar o nome de nossa cidade”, ressaltou Andrea Andrade, enquanto transmitia a reunião, ao vivo, pelas redes sociais do jornal O Tempo Contagem.

Ao final do encontro, algumas sugestões foram apresentadas e pautadas para agendamento, entre elas um encontro com os empresários da cidade para apresentação de projetos e uma palestra sobre as Leis de Incentivo, procedimentos, benefícios e resultados. Também foi informado sobre as agendas de eventos culturais e esportivos do município, que está disponível no portal da Prefeitura. Participaram do encontro os representantes da Prefeitura e da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude: Hugo Vilaça – secretário; Leandro Gusmão – subsecretário de Esporte; João Flores – diretor de Políticas Culturais; Marcelo Grillo – assessor de Comunicação; Cristina Tropia – coordenadora técnica de Ginástica de Trampolim; Fernando Perdigão – representante do Centro Cultural; José Luiz Borel – secretário de Comunicação.

Os jornalistas e representantes da imprensa de Contagem: Andrea Andrade – O Tempo Contagem; Edison Tadeu – jornal Contagem É Ação; Egléia Machado – jornal O Folha; Giane Drumond – Container com Letras; Márcio Bonfim – revista Ponto Com; Raimundo Pradino – revista Viva Grande BH; Welber Moreira – Notícias de Contagem; Wiler Guerra – Papo Comercial.

Cultura - 30/04/2019, 16:51:38 - Repórter: - Foto: Newton de Castro Resende
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação