Eleição define representantes da sociedade civil no Conselho Municipal do Idoso

Foram eleitas oito instituições para o biênio 2019/2021, e a posse será no dia 6 de maio

Direitos Humanos - 29/04/2019, 15:55:11 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima

Membros de instituições candidatas e eleitoras elegeram representantes da sociedade civil no Conselho Municipal do Idoso

O Conselho Municipal do Idoso de Contagem (Comic) promoveu assembleia de eleição, na quinta-feira (25), para recompor seu quadro de integrantes da sociedade civil. O evento foi realizado no Espaço do Saber, no bairro Glória, e elegeu oito instituições para o biênio 2019/2021. A eleição teve o total de 70 votos, sendo cinco de cada uma das 10 instituições candidatas e das quatro instituições somente eleitoras. A eleição foi de 13h às 16h30, com urnas lacradas e cédulas com carimbo e assinatura do presidente do Comic. A posse dos representantes será no dia 6 de maio, às 14h, no auditório da Prefeitura.

De acordo com o presidente do Conselho, Joaquim Gomes, a eleição foi um exercício de democracia. “É uma pena que são só dois anos, pois, quando estamos engrenando, o tempo acaba. Cada instituição pode votar em dois candidatos. Se votar em um, o voto é valido; se votar em dois, é o ideal; e só votar em três, o voto é nulo”, explica o presidente.

Deniza Pereira, representante do Núcleo de Incentivo à Cidadania (NIC), uma das instituições eleitas, falou sobre o Conselho: “Temos um projeto que acompanha cerca de 400 idosos que trabalham no serviço de convivência. Ficamos felizes em representar a cidade de Contagem, juntamente com a instituição, para estar promovendo cada vez mais ações voltadas para esse público. O nosso país está envelhecendo e precisa de um cuidado especial com a terceira idade”, afirma.

O Comic é composto por 18 conselheiros titulares, sendo oito representantes do poder executivo, dois do Legislativo e oito da sociedade civil. Esses últimos, escolhidos na recente eleição, são:

– Instituições de ensino superior (corpo discente, docente e administrativo)

Faculdade Única de Contagem

– Instituições de longa permanência para idosos e similares

Associação Diaconisa da Pessoa Idosa Lar Dom Paulo

– Instituições civis de defesa dos direitos da pessoa idosa

Núcleo de Incentivo à Cidadania (NIC)

Associação Comunitária de Prevenção ao Uso Indevido de Droga – Projeto de Vida

Casa de Apoio à Criança Carente de Contagem

Associação Assistencial Lar Maria de Nazaré

Centro de Apoio Promocional e Educacional Santo Hermann José – CEPA

Instituições religiosas de diversas denominações, pastorais e representantes das comissões locais de políticas públicas