Programa Vida Saudável leva participantes ao Instituto Inhotim

Cerca de 600 idosos e familiares vivenciaram uma experiência inesquecível em passeio a Brumadinho

Direitos Humanos - 26/04/2019, 17:13:45 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira

Nem as longas caminhadas dentro do Parque Inhotim desanimaram os idosos de Contagem

Frequentadoras do Núcleo do Cras Industrial, Ana Ernestina, 86 anos, e a filha Maria Auxiliadora, 66 anos, estavam entre as cerca de 600 pessoas que visitaram o Instituto Inhotim, em Brumadinho, na quarta-feira (24), em passeio organizado pelo Programa Vida Saudável, um convênio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania com a Prefeitura de Contagem. “Eu não costumo viajar e gostei muito de vir até Inhotim. Esses passeios nos ajudam muito e nos dão mais oportunidade para sair de casa, conhecer novos lugares, novas pessoas. A gente se diverte muito, vê coisas diferentes e, para mim, foi uma experiência incrível. É a primeira vez que eu visito o Inhotim e estou muito feliz”, disse Ana Ernestina.

A filha Maria Auxiliadora destacou que, para as pessoas da melhor idade, o programa é a melhor coisa que aconteceu. “Conhecemos várias pessoas, trocamos experiências, receitas, ideias e muitas coisas. Para nós, é uma alegria imensa. Tem três meses que levei minha mãe para participar do grupo e vejo que ela ficou muito feliz. As atividades e os passeios trazem muitos benefícios para nós, principalmente para a saúde. Se ficarmos só em casa, não dá. Temos que sair para conhecer pessoas e se inteirar do que está acontecendo no mundo. Nós, da terceira idade, temos de aproveitar, e eu aproveito ao máximo”.

Maria Auxiliadora relembrou a tragédia que atingiu Brumadinho, em janeiro: “Hoje estamos também trazendo nossa solidariedade para o pessoal de Brumadinho, por causa da tragédia do rompimento da barragem. Estamos aqui para abraçar o pessoal e levar paz”. Durante o passeio, alguns grupos fizeram orações por causa da tragédia ocorrida em janeiro e soltaram balões brancos, simbolizando a paz.

Maria Elizabeth, frequentadora há um ano do programa do Núcleo da Associação dos Moradores e Amigos Vila São Paulo, da regional Industrial, fez sua primeira visita ao Inhotim. “Eu amei todo o passeio. O Inhotim tem um ar puro, um sossego e achei muito bonito. Não vim antes por falta de oportunidade e também porque achei que era muito longe. E, graças a Deus, com o Programa Vida Saudável, pude vir e estou apaixonada pelo lugar”, comentou a idosa, viúva há 26 dias. “Minha colega me chamou para vir e disse que meu marido iria gostar se eu saísse. Ele gostava muito de natureza e esse também foi um dos motivos porque eu vim, pois acredito que ele não iria gostar de eu ficar dentro de casa, tendo uma oportunidade dessa. Tenho certeza que ele ia querer que eu viesse e curtisse isso tudo aqui, pois é um lugar que ele adoraria”, disse, com um sorriso no rosto.

Ainda de acordo com Beth, apelido pelo qual gosta de ser chamada, se não fosse o grupo, não teria conhecido o local. “Pretendo voltar e trazer outros familiares. Ficamos na correria da vida, no trabalho e acho que deveríamos aproveitar mais o tempo para passear e conhecer outros lugares, culturas e pessoas”.

Mesmo com percursos longos, os idosos se superaram e caminharam quilômetros dentro do parque, como a frequentadora do Núcleo no Espaço do Saber, no Eldorado, Áurea de Fátima, 66 anos, que ainda levou sua filha Letícia, deficiente de 35 anos. “Adoro esse tipo de evento. É a terceira vez que eu venho ao Inhotim e, sempre que tenho oportunidades de passear, eu vou. Nem fomos embora e minha filha já está pedindo para voltar. Acho muito importante essas ações da Prefeitura, pois ajuda muito aos idosos. Além de ser um passeio 100% gratuito, o que já é muito bom, nos deixa muito felizes”, afirmou. Todos os participantes receberam um lanche e foram levados ao Instituto em 13 ônibus que saíram dos núcleos localizados nas oito regionais da cidade.

Durante todo o passeio, os idosos se mostraram contentes por conhecer um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo. Desde a concentração em cada núcleo, os idosos comentavam sobre a expectativa do passeio. Já nos ônibus, os grupos da terceira idade se divertiam com brincadeiras e casos, dando muitas risadas.

O coordenador do núcleo Cras Nacional, Alessandro Hipólito, levou 43 usuários. “A percepção que tive foi que todos gostaram muito do passeio e do lugar. Os idosos ficaram bem contemplativos e foi visível a alegria na fala de cada um deles dentro do ônibus ao retornar. Minha avaliação quanto a eventos assim é de que reforçam a autoestima, pois eles sentem-se valorizados, além de proporcionar a muitos a oportunidades de acesso a lugares que talvez não iriam por contra própria”, avaliou.

De acordo com o secretário de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem, Marcelo Lino, um dos compromissos do Prefeito Alex de Freitas é o de cuidar do bem-estar da pessoa idosa, sendo por meio de atividades físicas, artesanato, bailões, passeios, entre outros. “Acredito que esse tipo de evento é de extrema importância tanto para a saúde física, quanto para a mente dos idosos, pois eles têm a oportunidade de conhecer lugares fora do município, além de distrair e trocar experiências”, afirmou.

Programa Vida Saudável

Na sua essência, o programa busca oportunizar a prática de atividades físicas e recreativas de esporte e lazer e culturais para o cidadão idoso, estimulando a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direito de todos. As diretrizes e o planejamento pedagógico do Programa Vida Saudável preveem, além das atividades de esporte e lazer, artes e cultura nos núcleos, a realização de eventos que envolvem todos os participantes do programa.

De acordo com a coordenadora-geral do Programa Vida Saudável de Contagem, Érica Carmo, o convênio tem duração de 20 meses e, dentro desse período, devem ser realizados três eventos com todos os idosos do programa. Os núcleos que iniciaram a execução em 2018 tiveram seu primeiro evento do programa em dezembro, quando participaram de uma confraternização de Natal que abrangeu todas as ações da Política do Idoso no município.

“Esse passeio ao Instituto Inhotim é o segundo evento do programa. O local foi escolhido pelos próprios participantes em plenárias nos núcleos e deliberado na plenária do Conselho Gestor do Programa, em fevereiro. A proposta do passeio foi levar os participantes a conhecerem a diversidade cultural da Região Metropolitana e proporcionar a eles o contato com outras formas de cultura e lazer, além daquelas vivenciadas em suas comunidades, e também estimular a convivência e interação com os participantes de outros núcleos do programa”, disse a coordenadora.

Sobre os benefícios oferecidos pelo programa, Érica Carmo afirma que atividades como essa, além de promover a saúde e o envelhecimento bem-sucedido, são muito importantes para o fortalecimento e valorização das políticas públicas de esporte e lazer no município.

Direitos Humanos - 26/04/2019, 17:13:45 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira
Tags:

Visita de Idosos ao Instituto Inhotim

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação