Projeto Tudoaver lança livros e presta homenagem à poeta Margarete Pinheiro

Noite Cultural revelou autores contagenses e convidados da Sangre Editorial

Cultura - 15/04/2019, 15:52:46 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

A escritora Margarete Pinheiro lançou suas obras, Flores e Vendavais, sábado (13), no Projeto Tudoaver

A Galeria do Centro Cultural de Contagem recebeu no sábado (13) um lançamento coletivo de autores contagenses e da capital da Sangre Editorial. Como parte do Projeto Tudoaver, a noite cultural promovida pelo grupo de poesia Pasárgada homenageou a sua integrante, professora e poeta Margarete Pinheiro, incentivada a publicar realizando um antigo sonho.

Margarete Pinheiro lançou duas obras, Flores e Vendavais, que tratam liricamente da sua infância em Machacalis e do desgaste físico e emocional decorrente do diagnóstico precoce do mal de Parkinson. Além dela, participaram da noite de autógrafos, os autores contagenses Ana Paula Sobrinho, Marlon Nunes, Marta Reis e Newton Emediato Filho, além do casal de Belo Horizonte Olavo e Kátia Romano. Olavo Romano, ex-presidente da Academia Mineira de Letras, é um dos maiores escritores do estado.

Margarete Pinheiro estava radiante no sarau. “Realizei um sonho antigo e muito especial, pois foi compartilhado com pessoas amigas. Diante da realidade do que a gente vive, para mim, a poesia virou consolo, virou forma da expressão de toda dor que me vai aqui dentro do coração. A dor que sinto agora tem que ser experiência para melhor poder viver”, afirmou.

O coordenador do Projeto Tudoaver, Fernando Perdigão, agradeceu a presença de todos em nome da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e destacou a abertura do processo seletivo do Fundo Municipal de Cultura para a promoção de novos projetos da área. “Essa noite literária com presenças importantes marca o aniversário de 21 anos do Centro Cultural de Contagem, que está vivendo um momento especial. Com a ida da parte administrativa da secretaria para outra sede, podemos utilizar esse espaço para promover eventos como esse. Aproveito para destacar também que as inscrições para o Fundo Municipal de Cultura vão até o dia 29 de abril. Sempre chegam várias propostas de lançamentos de livros para gente e, dentro dessa lógica, é importante estarem atentos”, ressaltou.

Incentivo Literário

A editora mineiro-portenha Sangre Editorial traz como proposta à cadeia produtiva do livro a publicação de trabalhos individuais, a partir de projetos coletivos, reduzindo custos e aproximando os autores do público leitor. Feitos artesanalmente, os livros são costurados e numerados um a um, em Buenos Aires. A editora conta com mais de 100 autores publicados.

O editor da Sangre, Leonardo Costa Neto, que foi professor da Rede Municipal de Ensino de Contagem, ressaltou que esse é um evento de valorização da literatura local: “Essa é uma oportunidade de congregar esses autores da cidade. Agradecemos a boa vontade da Prefeitura em receber nosso evento”.

O escritor Olavo Romano (foto) elogiou o evento e reforçou o incentivo para que os autores que ainda não tenham obras publicadas venham a fazê-lo: “Cada pessoa pode garimpar o próprio tesouro que tem dentro de si e revelar isso no próximo verso. Muita gente tem coisa muito boa na gaveta e não publica porque tem medo. Nós todos temos a possibilidade de uma conexão, pois, dentro de nós, temos todas as respostas, se soubermos procurar”.

Cultura - 15/04/2019, 15:52:46 - Repórter: - Foto: Elias Ramos
Tags:

Lançamento dos livros Flores e Vendavais – Centro Cultural

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação