Painéis trarão mais conforto e qualidade aos passageiros do transporte coletivo municipal

Transcon informou que 48 equipamentos serão instalados nos principais pontos da cidade

Notícia Principal - 15/04/2019, 09:58:09 - Repórter: - Foto: Yuri Soares

Painéis terão informação do tempo estimado para a chegada dos ônibus nos pontos

A Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon), concluiu, no final de março, a instalação de aparelhos do Sistema de Posicionamento Global (GPS) em todos os ônibus das linhas municipais. Esse foi o primeiro passo para uma série de melhorias no sistema municipal de transporte coletivo.

Ainda em fase de testes, o equipamento GPS é crucial para a oferta de outras tecnologias que trarão mais conforto e qualidade aos passageiros. Dentre essas inovações está o aplicativo de transporte da cidade, já em fase de desenvolvimento, e os painéis de mensagens variáveis (PMVs).

Na semana passada, a Transcon informou que 48 PMVs serão instalados nos principais pontos da cidade. O início da operação dos painéis está previsto para maio. Esse serviço tem o investimento de R$ 1.134.927,36, em um contrato licitatório de 24 meses.

Também conhecido como painel “on time”, o equipamento exibe o tempo estimado de chegada das linhas. Todos os painéis estarão conectados à Central de Monitoramento da Transcon, que utilizará os dados recebidos do GPS instalados nos ônibus para atualizar informações automaticamente.

Em caráter experimental, a Transcon instalou dois painéis nos pontos de ônibus da Praça Presidente Tancredo Neves. O teste, feito no dia 3 de abril, foi acompanhado por gestores e técnicos da autarquia, que analisaram o posicionamento e o modelo do equipamento que será utilizado.

O gerente de Operações de Transportes da Transcon, Wilson Junior, explica a finalidade do equipamento: “Os painéis têm o objetivo de informar ao usuário a previsão real e exata dos horários de chegadas e partidas em todos os pontos e terminais, levando em conta atrasos devido ao tráfego e alterações viárias. Serão quatro linhas de mensagens, sendo três para as previsões e uma para mensagens institucionais. Assim, o usuário terá mais confiabilidade no transporte coletivo municipal”. Wilson Junior destaca a importância do teste: “Foi positivo, pois, além de confirmar que o equipamento atende as especificações do edital, foi possível identificar a melhor posição de instalação”.

Moradora do bairro Camilo Alves há 21 anos, a autônoma Zilda Aparecida da Silva comemorou a novidade. “Vai ser muito bom para o passageiro. Às vezes, a pessoa vem de longe e não conhece bem as linhas, não sabe os horários. Só quem pega o ônibus todo dia para trabalhar sabe o horário. Uma informação errada muitas vezes atrapalha. O painel vai facilitar, a informação vai ser mais precisa. Acho que todo mundo vai gostar”, afirmou.

Clique aqui  e confira todos os locais que receberão os equipamentos.

Notícia Principal - 15/04/2019, 09:58:09 - Repórter: - Foto: Yuri Soares
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação