Nasf finaliza curso inédito no Distrito de Saúde Industrial para aperfeiçoamento de cuidados com os idosos

Em cinco encontros, os agentes puderam conhecer o trabalho desenvolvido pela fisioterapia, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, serviço social, terapia ocupacional e odontologia

Notícias - 11/04/2019, 18:21:25 - Foto: Fábio Santos

Durante três meses, os agentes comunitários de saúde puderam aperfeiçoar técnicas de cuidados com os pacientes

Os agentes comunitários de saúde das equipes de saúde do Distrito Industrial concluíram na manhã desta quinta-feira (11) o curso de cuidador de idosos. Durante três meses eles puderam aperfeiçoar técnicas de cuidados com os pacientes.

O curso foi promovido pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), da Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa é inédita no Distrito. Nos cinco encontros, eles puderam conhecer o trabalho desenvolvido pela fisioterapia, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, serviço social, terapia ocupacional e odontologia. Os participantes atuaram na escolha dos temas.

A dentista Vanessa Gonçalves dos Santos Duarte, que trabalha na Unidade Básica de Saúde (UBS) João Evangelista, foi responsável por ministrar a palestra sobre saúde bucal do idoso acamado. Segundo ela, os cuidados mais importantes com os pacientes idosos são com relação à higienização da mucosa e dos dentes. “Isso é importante para todos, mas os idosos precisam ficar atentos à questão do câncer bucal, que tem como fator de risco a idade”, destacou.

A assistente social Sara Ferreira destacou a importância das relações familiares e como o profissional de saúde deve estar ligado a elas. “Essas relações têm que ser saudáveis, e isso é construído no cotidiano. Quando a velhice chega, o sentimento de pertencimento de família vai impactar na vida desse idoso e isso vai fazer uma diferença grande nos cuidados”.

A agente comunitária de saúde Emília Gonçalves foi uma das participantes do curso. A profissional aprovou a iniciativa e disse que vai colocar o aprendizado em prática. “Trabalho na área da saúde há 12 anos e essa é uma oportunidade de me aperfeiçoar. Espero que sejam desenvolvidas mais capacitações, para que possamos melhorar ainda mais o atendimento aos nossos pacientes, e até mesmo nossa família”.

Texto da estagiária Camila Gonçalves, com supervisão de Júlio César Santos

Notícias - 11/04/2019, 18:21:25 - Foto: Fábio Santos