Com 30 Unidades Sentinelas e Posto Emergencial na UPA JK, Prefeitura de Contagem reforça ações emergenciais para conter o avanço da dengue

A partir desta sexta-feira (12 de abril), dois consultórios, sala de espera, de medicação e hidratação vão funcionar em uma tenda com 64 metros quadrados, das 10h às 22h

Notícia Principal - 11/04/2019, 17:09:56 - Repórter: - Foto: Adelcio R. Barbosa

A estrutura foi montada no estacionamento da UPA JK

Minas Gerais registra quase 100 mil casos prováveis de dengue em 2019. Devido aos dados alarmantes, a Prefeitura de Contagem colocou em prática ações emergenciais para atender a população e acabar com o foco do mosquito Aedes aegypti na cidade.

A partir desta sexta-feira (12 de abril) começa a funcionar na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA JK), a maior da cidade, um Posto Emergencial de Atendimento. A tenda, montada no estacionamento da unidade, serve como extensão de atendimento aos pacientes com suspeita de dengue. O funcionamento será das 10h às 22h.

O espaço tem capacidade para atender até 200 pessoas por dia e conta com um médico, um enfermeiro, três técnicos em enfermagem, dois auxiliares de limpeza e um porteiro. O Posto Emergencial de Atendimento é equipado com cadeiras e climatizadores.

Além do Posto Emergencial de Atendimento, a Prefeitura instalou 30 Unidades Sentinelas nas oito regionais da cidade (Confira endereços abaixo). Essas unidades também estão preparadas para atender pacientes com suspeita de dengue, que recebem hidratação e fazem exames para confirmar casos da doença. Elas funcionam das 7h às 19h.

As Unidades Sentinelas são novidade no Município e reforçam o atendimento de casos de suspeita de dengue, que também são feitos em 74 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e cinco UPAs da cidade.

Outras ações

Uma medida eficaz e novidade no Município é a colocação de armadilhas em pontos estratégicos para a contagem de ovos do mosquito, as chamadas “Ovitrampas”. Atualmente, há 517 Ovitrampas espalhadas pela cidade. O agente faz a coleta da amostragem e instantaneamente tabula os dados. Com base nesses dados, a Secretaria Municipal de Saúde promove ações específicas para o combate ao mosquito na região.

Desde de 16 de março é realizada a aplicação espacial a Ultra Baixo Volume, o popular carro do “fumacê”. São quatro ciclos de aplicação de inseticida nos seguintes bairros: Petrolândia, São Luiz, Tropical e Sapucaias.

Um veículo percorre as ruas, equipado com uma bomba pulverizadora de veneno capaz de eliminar os mosquitos que estiverem voando no momento da aplicação. O fumacê, que segue as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), tem como função específica eliminar as fêmeas do Aedes aegypti e deve ser utilizado somente para bloqueio de transmissão e para controle de surtos ou epidemias.

A Prefeitura também faz visitas domiciliares nos imóveis, em ciclos bimestrais. São mais de 250 Agentes de Combate às Endemias (ACE) visitando e orientando as comunidades quanto à correta destinação do lixo.

A Secretaria Municipal de Saúde faz ainda mutirões de limpeza, recolhendo nas áreas mais críticas entulhos que podem se tornar focos do Aedes.

Números
Em Contagem, de 1º de janeiro a 8 de abril deste ano foram notificados 6.634 casos de suspeita de dengue. Em todo o ano passado foram 1.274 notificações.

Veja os endereços das Unidades Sentinelas:

REGIONAL INDUSTRIAL
UBS Vila São Paulo: rua Senador Lucio Bittencourt, 423, Vila São Paulo