Impacto da primeira aula do curso “A dependência química no contexto familiar” foi bastante positivo

Para Soraya Romina, grupo está motivado e terá muita orientação quanto a situações de dependência química

Gabinete do Prefeito - 10/04/2019, 13:41:38 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima

A professora do curso de Psicologia da Una, Janaína Borsagli, fez uma dinâmica de integração de grupo e uma aula expositiva

A terça-feira (9) foi um marco para a cidade de Contagem. Nesse dia, ocorreu a primeira aula do I Curso de Extensão “A dependência química no contexto familiar”, promovido pela Prefeitura de Contagem, por meio do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas de Contagem (Comadc), e em parceria com o Centro Universitário Una/Contagem. O curso é voltado a familiares de dependentes químicos, residentes no município, e está dividido em três módulos, sendo realizado entre os meses de abril e junho.

A primeira aula foi bastante interativa e proporcionou uma introdução ao tema uso/abuso de álcool e outras drogas, com uma dinâmica de integração de grupo e aula expositiva, com a coordenadora e professora do curso de Psicologia da Una, Janaína Borsagli. “O sentido da emoção é incrível. Poder impactar tantas vidas e multiplicar o conhecimento e o saber em benefício do outro é muito prazeroso. Compreender a dependência química é, antes de tudo, promover um processo de autoconhecimento. Trata-se de uma jornada pessoal que fica esclarecida e impacta outros segmentos de vida do dependente e das suas comunidades”, explica Borsagli.

Para a arte-terapeuta Camila Imaculada Ramos, fazer o curso vai trazer mais conhecimento para ela, que no momento já trabalha como voluntária na Paróquia São Gonçalo de Contagem, com moradores em situação de rua. “Participo do curso com a expectativa alta. Busco conhecimento para ajudar o próximo. Meu primeiro impacto foi bastante impressionante com a psicóloga e sua metodologia de trabalho”, destaca.

A presidente do Comadc, Soraya Romina, destaca a importância do curso. “Essas pessoas clamam pela atenção do poder público em relação à orientação em situações de dependência química no contexto familiar. A maior parte do grupo é constituída por mulheres que nos relataram o drama da dependência em suas famílias, envolvendo pessoas de diversos graus de parentesco. A expectativa do Comadc em relação às aulas é absolutamente positiva. Percebo o grupo motivado com muita vontade de crescer”, comenta.

A formatura do curso está prevista para 26 de junho, quando se celebra o Dia Mundial de Prevenção às Drogas.

Gabinete do Prefeito - 10/04/2019, 13:41:38 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação