Centro de Convivência Horizonte Aberto oferece oficina de Arte Educativa

Oficina terapêutica uniu conscientização ambiental com promoção de autonomia para pacientes com distúrbio mental

Meio Ambiente - 08/04/2019, 17:23:53 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade

Oficina ‘Regadores Sonoros’ ensinou a transformar galões de produtos de limpeza em regadores e instrumentos musicais

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em conjunto com a Secretaria de Saúde, realizou, na sexta-feira (5), uma oficina de Arte Educativa no Centro de Convivência Horizonte Aberto, que trata de cidadãos com distúrbio mental.

Geraldo Amâncio, educador ambiental e um dos palestrantes junto com Júlio Andrade, explica que o objetivo é ressignificar o conceito de consumo sustentável. “A gente chamou essa oficina de ‘Regadores Sonoros’, em que a gente utiliza galões de 5 litros de produtos de limpeza, que são de alto consumo e grande impacto ambiental. A gente ensina a transformá-los em regadores e instrumentos musicais, reduzindo a poluição, mas também agregando um caráter terapêutico”, conta.

Pollyana Costa Santos, psicóloga da rede de saúde mental e coordenadora do Centro de Convivência, exalta a parceria com a Semad: “Com a ajuda dos técnicos da Semad, estamos fazendo essas oficinas terapêuticas, com foco na união da arte com a conscientização ambiental, junto aos pacientes com sofrimento mental. Queremos transformá-los em multiplicadores da proposta da sustentabilidade, desenvolvendo a habilidade artística e preparando-os para a reinserção ao convívio social.”

Além de resgatar a cidadania, o trabalho também promove a autonomia dos pacientes à medida em que ensina uma atividade que pode gerar renda. Esta é a segunda edição do projeto, sendo que a primeira, feita há um ano, foi considerada um sucesso. As oficinas vão ocorrer todas as sextas-feiras, no decorrer do ano.

Além desta atividade, está programada a visita de técnicos da Semad para a realização um curso de compostagem em baldes e avaliação da horta já existente no local.

Meio Ambiente - 08/04/2019, 17:23:53 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade

Oficina de arte educativa