Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove palestra sobre lean – geração do pensamento enxuto

Filosofia lean está relacionada à redução de desperdícios e otimização de resultados

Desenvolvimento Econômico - 05/04/2019, 17:16:10 - Repórter: - Foto: Adelcio Ramos Barbosa

Você sabia que Contagem possui quase 40 mil empresas? Ciente da vocação para a indústria, o comércio e a prestação de serviços do município, a Prefeitura de Contagem vem investindo na formação e no aperfeiçoamento de empresários e empreendedores, por meio dos projetos “Empreender – Capacitar para Crescer”, que oferta cursos, capacitações e consultorias, e “Sala Mineira do Empreendedor”, que auxilia na formalização dos empreendimentos de forma rápida e sem burocracia.

De 2017 até agora, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecom) já promoveu mais de 100 ações de capacitação voltadas ao empreendedorismo local, com mais de duas mil pessoas capacitadas.

E mais uma dessas ações de capacitação ocorreu nesta quarta-feira (3), no auditório da Prefeitura de Contagem, com a palestra “Transformação Lean – geração do pensamento enxuto”, em parceria com aAccensione Consulting. Mais de 50 pessoas estiveram presentes ao evento.

O “lean” busca reduzir desperdícios em trabalhos, etapas e processos em quaisquer áreas do conhecimento, otimizando a produção de mercadorias e serviços e agregando valor ao produto final ao propor atitudes para identificar e eliminar perdas e reduzir os custos e tempos de produção.

A palestrante, a entusiasta da filosofia Lean Daniela Santana, é mestre em Engenharia de Processos e atua há cerca de uma década na aplicação e difusão do Lean, termo inglês que em português é traduzido como “enxuto”.

Daniela, mais conhecida como Dani Santana, explica que o termo “lean” surgiu no contexto do pós IIª Guerra Mundial, por volta da década de 1960, quando empresas como a Toyota depararam-se com a necessidade de reconstrução do mundo com mais produtividade no chão de fábrica, buscando agregar valor às mercadorias produzidas e evitando desperdícios.

Mas, de acordo com Dani, foi só a partir dos anos 1990 que surgiu o termo “lean manufacturing”, com a publicação do livro “A máquina que mudou o mundo”, dos autores Womack, Jones e Roos, período a partir do qual o conceito passou a ter diversas derivações (lean office, lean startup, lean healthcare, etc). “O lean está para além das planilhas e métodos e das buscas de melhorias de processos e certificações. É uma filosofia focada na redução de desperdícios, por meio da transformação das pessoas”, pontua Dani Santana.

A superintendente de Apoio ao Empreendedor e Pequenos Negócios, Cristina Romero, adianta que a palestra sobre lean foi o primeiro passo para um evento maior que será produzido pela Sedecom sobre o tema, previsto para agosto. “Vamos fazer em agosto um seminário sobre lean, por meio do programa Empreender – Capacitar para Crescer. Convidamos a todos para acompanhar a divulgação do seminário, que será feita através do Portal da Prefeitura”, explica Cristina.

Quer saber mais sobre o lean? Acompanhe a mentora Dani Santana pelo perfil dela de Instagram: danisantanamentora

E Vem aí a IIª Mostra do Empreendedorismo – Inovação e Tecnologia

Serão três dias de capacitações, consultorias e oportunidades de networking. Ainda há vagas para interessados em expor seus produtos e serviços. Quando? Dias 28, 29 e 30 de maio. Onde? Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecom), na avenida Haeckel Ben-Hur Salvador, 180, bairro Cinco. Inscrições pelo telefone 3352-5070.

Clique Aqui para saber mais sobre o Programa Empreender – Capacitar para Crescer

Desenvolvimento Econômico - 05/04/2019, 17:16:10 - Repórter: - Foto: Adelcio Ramos Barbosa
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação