Prêmio foi concedido pela Rede Cidade Digital, no II Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana
O município de Contagem recebeu o prêmio Projeto Inovador 2019, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), dentro do II Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana, realizado na quinta-feira (4), no auditório da Prefeitura Municipal. Contagem foi premiada pela informatização na área de Saúde, e o evento foi tema de reportagem do Jornal Minas, da Rede Minas, no dia do evento.
O projeto Saúde Integrada prevê a informatização da Saúde como um todo. “O objetivo é otimizar o acesso, o fluxo e as informações sobre os usuários”, afirma Alexandre Andrade, superintendente do Complexo Hospitalar de Contagem, por onde o projeto começou. “Estamos gradualmente informatizando a rede de Saúde, desde o segundo semestre do ano passado.”
No Centro de Especialidades Iria Diniz, com média de 800 atendimentos por dia, a informatização está seguindo o fluxo dos usuários: portaria, admissão, laboratório, raio-X até a saída, passando pelos consultórios médicos, que serão o alvo da próxima etapa do projeto.
Aliny Vasconcelos, diretora do Iria Diniz, destaca que a informatização tem reflexo direto no atendimento aos usuários. “A fila de espera por exames caiu. Antes, o usuário saía daqui com um ‘papelzinho’ para marcar um exame. Agora, a marcação para especialistas é feita aqui mesmo. E em breve, o médico terá à disposição todo o prontuário do paciente”, afirma. “A gestão teve ganho de produtividade.”
O prêmio concedido pelo Fórum de Cidades Digitais é um reconhecimento a esse esforço dos gestores. “Ficamos muito felizes, não pela mera premiação em si. Mas porque isso significa que os usuários estão tendo melhor acesso à Saúde”, comenta Alexandre Andrade. “A economia proporcionada não é simplesmente para reduzir os gastos, mas para não pulverizá-los.”
Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação