Polícia Militar realiza atividade esportiva para estudantes de Contagem

Ação é uma forma de promover a integração e a cultura da paz nas escolas

Educação - 03/04/2019, 11:58:34 - Repórter: - Foto: Geraldo Tadeu

A Polícia Militar realiza em Contagem o Torneio de Futsal Pela Paz. Os jogos envolvem 16 escolas da cidade, entre elas, 10 municipais. Durante três meses, estudantes entre 12 e 15 anos irão se enfrentar nas quadras escolares. O objetivo é promover a integração e repassar aos alunos conceitos de boas práticas. “Neste ano, além de pregarmos a paz estamos destacando a inclusão. O torneio faz com que os estudantes acreditem neles, no potencial que têm. O esporte é uma escolha positiva e prima a saúde”, destacou a cabo Patrícia Lopes.

O torneio é organizado pelo 18º Batalhão de Contagem e é uma das ações do Portfólio Patrulha Escolar. A Prefeitura de Contagem, por meio das secretarias de Educação, Defesa Social e Cultura, Esporte e Juventude, é parceira do projeto. “Para a superintendência de Educação Integral a ação e tem tudo a ver com a intersetorialidade. O contato entre estudantes de diversas escolas é fundamental no processo de aprendizagem. Na medida em que eles passam a dialogar com outras realidades, conhecer outros espaços, eles se desenvolvem ainda mais”, enfatizou o assessor pedagógico da Seduc, Gustavo da Costa.

A solenidade de abertura da 2ª edição do Torneio de Futsal Pela Paz foi realizada na quadra do Colégio São Judas Tadeu. O evento contou com a participação do comandante do 18º Batalhão, tenente coronel Maurício José de Oliveira, do subsecretário de Segurança, coronel Irani Alvear, do secretário municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Hugo Vilaça e da superintendente de Prevenção e Uso de Drogas, Kátia Bordoni. “Esse projeto é essencial para nossos jovens. Não existe caminho melhor para combater as drogas e a violência do que o esporte”, destacou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Hugo Vilaça.

O campeonato será dividido em duas fases. A primeira de mata-mata e a segunda com jogos de ida e volta. O primeiro jogo foi entre a Escola Municipal Professora Maria Olintha e o Colégio São Judas Tadeu. A escola municipal levou a melhor; venceu por 6 a 5. “Ter esse contato com os policiais é importante porque eles nos ensinam a respeitar o próximo, ter espírito de equipe e praticar o esporte sem briga e com responsabilidade”, explicou o estudante do 9º ano da escola Professora Maria Olintha, Thalys Gabriel Viana.

Além de promover a paz, a inclusão e integração nas escolas, o torneio serve para destacar atletas. No ano passado, a adolescente de 15 anos, Lorrane Martins, atuou no time da Escola Municipal José Lucas Filho. Foi tão bem na competição que recebeu um convite para integrar a categoria de base do Clube Atlético Mineiro. “Esse torneio transformou minha vida. Fui artilheira na edição passada e um olheiro me convidou para fazer um teste no Atlético e passei. Meu sonho é ir mais longe e chegar à seleção”, comemorou Lorrane.

Escolas participantes do Torneio de Futsal Pela Paz

Escola Municipais
Escola Municipal Cel. Antonio Augusto Diniz Costa
Escola Municipal Dona Cordelina da Silveira Mattos
Escola Municipal Eli Horta
Escola Municipal Estudante Leonardo Sadra
Escola Municipal José Silvino Diniz
Escola Municipal José Lucas Filho
Escola Municipal Professor Ricardo Braz Gomes Barreto
Escola Municipal Professora Maria Olintha
Escola Municipal Prefeito Luiz da Cunha
Escola Municipal Prefeito Sebastião Camargos

Escolas Estaduais
Escola Estadual Juventina Pinto Brandão
Escola Estadual Nair Mendes
Escola Estadual Professora Maria Coutinho

Escolas Particulares
Colégio São Judas Tadeu
N.E.F.C. Tia Chica
Sítio Escola 4 Elementos

Educação - 03/04/2019, 11:58:34 - Repórter: - Foto: Geraldo Tadeu
Tags:

Torneio de futsal Integração pela Paz

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação