Grupo Amais Contagem realiza panfletagem em conscientização ao Dia Mundial do Autismo

Iniciativa contou com o apoio de diversas instituições e da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Direitos Humanos - 03/04/2019, 15:45:31 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima

Conscientização pelo Dia Mundial do Autismo

Na tarde da última terça-feira (2/4), dezenas de pessoas estiveram ao redor da Praça do Iria Diniz, no Eldorado, para a panfletagem sobre o Autismo. A iniciativa foi do Grupo de Apoio aos Autistas, Pais e Familiares (Amais Contagem), com o apoio de diversas instituições e da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. O Dia Mundial do Autismo, celebrado em 2 de abril, foi criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar acerca dessa questão.

Para o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, a parceria da Prefeitura com o Grupo Amais é muito importante. “Caminhamos nessa lógica de juntar forças, entre a sociedade civil e organizada e o Governo Municipal, trabalhando para a inclusão social das pessoas com deficiência nos mais diversos aspectos. É determinação do prefeito Alex de Freitas fazermos esse trabalho de inclusão, e que nós não meçamos esforços para tornar isso realidade em nosso município”.

A presidente do Amais, Josy Silva, disse que a panfletagem é uma forma de levar a informação sobre o autismo à população de Contagem. “O nosso objetivo é o de conscientizar que os autistas têm direitos e deveres como qualquer outra pessoa, e precisam ser respeitados nas suas diferenças e limitações. Acredito que com a panfletagem vamos combater o preconceito, provocando a empatia nas pessoas. Temos muitos relatos de preconceitos e de descaso, e acredito que a informação é a nossa melhor proposta de combate. É preciso mais informação e menos preconceito”, afirmou.

“Como integrante do conselho do Grupo Amais Contagem, estamos acompanhando e divulgando com antecedência as ações do grupo, para que a comunidade possa se envolver e participar de maneira mais efetiva. Não paramos durante o ano, e no mês de abril, em especial, mês de conscientização do autismo, intensificamos nossas ações. O objetivo não é só pedir apoio, e sim envolver a sociedade na causa”, disse Raquel Tôrres, também membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Denise de Assis é mãe da pequena Eduarda, de três anos, diagnosticada com autismo. “A panfletagem é uma das formas que encontramos de espalhar sobre o autismo para todos. É um momento de encontro de mães com o mesmo objetivo, que é o de incentivar o conhecimento e diminuir o preconceito e a discriminação. O dia de hoje foi maravilhoso por ver as mães que fazem parte do Amais juntas, lutando pela causa, sendo a voz dos filhos para a sociedade”, disse.

O que é o Autismo?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento que leva a severos comprometimentos de comunicação social e comportamentos restritivos e repetitivos que tipicamente se iniciam nos primeiros anos de vida.

Diagnóstico: Quando fazer?

O diagnóstico é clínico e deve ser o mais precoce, de preferência até três anos. Para isso, é necessário que profissionais de saúde e educação conheçam profundamente o desenvolvimento infantil neurotípico. Na investigação da possibilidade da criança apresentar o TEA é importante averiguar a história familiar de condições neuropsiquiátricas ou de transtornos de desenvolvimento. Neuropediatra e Psiquiatra infantil são os profissionais especializados para fazerem o diagnóstico.

Grupo A+

Para se cadastrar no Grupo A+ ou marcar uma reunião, é necessário entrar em contato com uma das integrantes da diretoria do grupo.

Dayse: 31- 3046.5266
Josy: 31- 99455.3476

O Grupo A+ está localizado no CSU Eldorado, localizado na Rua Senegal, 229, Eldorado. Para atendimento, somente com agendamento.

Direitos Humanos - 03/04/2019, 15:45:31 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima
Tags:

Panfletagem do Grupo Amais – Dia mundial de conscientização do Autismo

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação