Palestra sobre aleitamento materno reúne ações na Maternidade Municipal

O encontro reforçou orientações quanto à prática da amamentação

Notícias - 01/04/2019, 16:49:01 - Foto: Divulgação

Gestantes e pais de recém-nascidos da Maternidade Municipal de Contagem participaram na quinta-feira (28/03) de uma palestra sobre “Aleitamento Materno” promovido por jovens do Interact e o Rotary Club de Contagem Sede.

O evento reuniu cerca de 30 pessoas e conciliou duas atividades importantes: o encontro semanal do projeto Mães Contagenses, o qual, futuras mães do município podem visitar a maternidade e conhecer a rotina da gestante e da família durante a estadia na unidade e a ação social promovida mensalmente por jovens e adultos da associação Rotary que este mês se dedicou a saúde da mãe e bebês da maternidade.

O encontro aconteceu no quarto andar do prédio do Centro Materno Infantil Juventina Paula de Jesus, bairro Cinco em Contagem, e reforçou orientações quanto à prática da amamentação. A apresentação realizada pela estudante de medicina Ingrid Rafaela Corrêa Pimentel Arcanjo abordou sobre os benefícios do leite materno para os bebês e da amamentação às mães, e como fazer o manuseio correto durante a mamada para que seja prazeroso para ambos: mãe e filho.

Segundo a palestrante é por meio da informação que a mulher se sentirá segura e saberá lidar com os desafios desta atividade e, também, a lidar melhor com as interferências ou conselhos que são dados por familiares e pessoas próximas com a chegada do recém-nascido.

Acompanhada do marido e do segundo filho com um dia de vida no colo, Dayane Aparecida dos Santos participou do encontro e contou que sempre tem uma informação nova. “Ter todos esses cuidados só faz bem para mim e para o meu filho ”.

Para a contagense Cristiana Pinto Freitas que está na 25ª semana de gestação, a palestra a foi esclarecedora suprindo suas expectativas de mãe, assim como a visita ao local. “Ter este acolhimento nos traz tranquilidade”.

Grupo Interact

Alessandra Lopes, coordenadora do Interact, contou que o grupo reúne jovens de 12 a 18 anos envolvidos em inúmeras atividades voluntárias para darem o melhor de si aos outros. Com a promoção da palestra eles cumpriram com este compromisso.

Visita à Maternidade

As gestantes interessadas em visitar a maternidade podem procurar a recepção principal da unidade ou ligar no 3363-5300 para fazer o agendamento. É possível também agendar a visita por meio dos postos de saúde em que a gestante faz o pré-natal. As visitas são guiadas pela equipe de serviço social e ocorrem sempre às quintas-feiras, 13h30.

Notícias - 01/04/2019, 16:49:01 - Foto: Divulgação