Secretaria Municipal de Saúde distribuirá repelentes para servidores das UBS

Medida é mais uma ação da Prefeitura de Contagem para combater as arboviroses

Saúde - 29/03/2019, 15:37:17 - Repórter: - Foto: Adelcio Ramos Barbosa

A Secretaria Municipal de Saúde, em mais uma ação de combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, decidiu distribuir gratuitamente repelentes aos servidores da Atenção Básica. A partir da próxima semana, cada um dos 1.745 profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Contagem receberá um frasco de 200 ml de repelente. O efeito do produto dura 10 horas, e cada frasco deverá servir por um mês.

Essa é mais uma das ações da Prefeitura de Contagem no combate às arboviroses, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. No trabalho de prevenção, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) visitam residências e passam orientações quanto à correta destinação do lixo. Há também os mutirões de limpeza, que recolhem, nas áreas mais críticas, entulho e objetos que podem se tornar focos do Aedes.

O popular “fumacê” já iniciou a aplicação de inseticida nos bairros de Contagem. Nessa ação, um veículo, equipado com uma bomba pulverizadora, percorre as ruas da cidade para borrifar pequenas quantidades de um inseticida capaz de eliminar os mosquitos que estiverem no local.

A Secretaria de Saúde também faz pesquisas entomológicas por meio do Levantamento de Índices Rápido para o Aedes agypti (LIRAa) e da colocação, em pontos estratégicos, de armadilhas de ovoposição para contagem de ovos do vetor, chamadas “ovitrampas”. Atualmente, há 517 ovitrampas espalhadas pelo município.

Saúde - 29/03/2019, 15:37:17 - Repórter: - Foto: Adelcio Ramos Barbosa
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação