Parque Linear funciona como corredor ecológico na efervescente regional Ressaca

Maior área de lazer e para a prática de esportes de Contagem fica aberta ao público 24 horas com patrulhamento da Guarda Civil

Notícias - 29/03/2019, 16:39:52 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira

Leonilson Silva aproveita o sossego para estudar

Com quase 160 mil metros quadrados, o Parque Linear do Ressaca é o maior de Contagem. Engloba o Parque Sarandi e a Praça do Sol em uma Área de Preservação Permanente (APA) por onde passa o córrego Sarandi em direção à bacia da Pampulha. Portanto, alimenta o rio das Velhas e consequentemente o São Francisco, o rio da integração nacional. Um corredor ecológico no meio da cidade grande aberto ao público 24 horas. É frequentado por até 200 pessoas por dia.

O Linear do Ressaca fecha a série de reportagens sobre os parques municipais. A proposta é convidar os contagenses e visitantes a usufruírem das áreas verdes da cidade, contribuindo com a preservação destes espaços públicos. Recentemente, 15 mil metros quadrados de grama foram capinados para maior conforto dos frequentadores, que podem usar a pista de caminhada, ciclovia, playground, quadras e Academia da Cidade. A segurança é feita pelo 3º Comando Regional Ressaca-Nacional, da Guarda Civil, que tem sede no local.

O parque é equipado com ciclovia

O parque é equipado com ciclovia

A área de lazer fica bem no meio da avenida Severino Ballesteros Rodrigues, na regional Ressaca, uma das mais efervescentes nos setores imobiliários, da indústria, comércio e prestação de serviços. A Ressaca tem a maior quantidade de bairros de Contagem: são 54, além de 17 vilas.

“É a maior estrutura para lazer e prática de esportes da região. Há um projeto de reestruturação de todo o complexo do parque, com execução prevista para ser iniciada em setembro deste ano”, destaca o administrador Regional Ressaca, Rodrigo Geraldo Tomaz.

Qualidade de vida

Parques urbanos, como o Sarandi, dão mais qualidade de vida à população ao oferecer oportunidades para a prática de esportes e o lazer ao ar livre. A beleza das paisagens é também um convite à preservação da natureza nos espaços de uso coletivo. A área verde do Ressaca serve de abrigo para animais e plantas em um cenário de intensa urbanização. “Funciona como um corredor ecológico para que espécies que vivem na Bacia da Pampulha possam acessar áreas como a mata do Confisco”, aponta o superintendente de Parques, Praças e Jardins de Contagem, Alan da Cruz.

Leonilson Silva, o Léo, de 18 anos, trabalha no entorno do parque e aproveita o sossego debaixo de uma árvore frondosa para devorar a apostila na preparação para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O colega de trabalho dele, Deivid Miguel Sardinha Soares, também aproveita o horário de almoço para descansar no parque. “Venho de segunda à sexta. Tem uma ótima pracinha, com banco para todo lado, sombra e internet de graça no meio da natureza”, comemora Deivid.

A área de lazer fica no meio da agitada Severino Ballesteros

A área de lazer fica no meio da agitada Severino Ballesteros

Terminal de ônibus

O Parque Linear vai abrigar um terminal de ônibus que fará parte do Corredor Estrutural de Transporte Ressaca, com acesso pela avenida Severino Ballesteros. A obra faz parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), projeto da Prefeitura de Contagem que prevê melhorias no transporte coletivo municipal. As obras foram iniciadas neste mês.

 

Parque Linear do Ressaca (Parque Sarandi/Praça do Sol)
Endereço: avenida Severino Ballesteros Rodrigues, bairro Cabral (em frente ao Shopping Conta-gem)
Aberto 24 horas

 

SAIBA MAIS

Berçário de árvores na Superintendência de Parques, Praças e Jardins

Desde abril de 2018, os serviços de poda de árvores, manutenção e conservação de praças e parques está sob a responsabilidade da Superintendência de Parques, Praças e Jardins, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

A Superintendência abriga um berçário de árvores com cerca de sete mil mudas. “Elas são usadas em ações de reflorestamento e plantio nas áreas verdes da cidade. Temos ipês de várias cores, aroeiras, maracás-da-serra e outras espécies que compõem o bioma do Cerrado, Cerradão e os resquícios de Mata Atlântica de Contagem”, descreve o superintendente Alan da Cruz.

O viveiro tem cerca de 7 mil mudas

O viveiro tem cerca de 7 mil mudas

 

Para ver as outras matérias da série, clique abaixo:

PARQUE DAS AMENDOEIRAS

PARQUE DO SAPUCAIAS E PARQUE GINÁSIO DO TROPICAL

PARQUE GENTIL DINIZ

PARQUE ECOLÓGICO DO ELDORADO

 

Notícias - 29/03/2019, 16:39:52 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira
Tags:

Parque Linear Ressaca

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação