Grupo Amais divulga programação da Semana do Autista em Contagem

O Dia Mundial do Autismo, celebrado em 2 de abril, foi criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar acerca dessa questão

Direitos Humanos - 28/03/2019, 09:43:21 - Repórter: - Foto: Divulgação

O Grupo de Apoio aos Autistas, Pais e Familiares (Amais Contagem) é atuante no município

O Dia Mundial do Autismo, celebrado em 2 de abril, foi criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar acerca dessa questão. Em Contagem, o Grupo de Apoio aos Autistas, Pais e Familiares (Amais Contagem), com o apoio de diversas instituições e da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria  Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, promoverá uma semana de atividades em comemoração à data. Durante o mês de abril, um cartaz com informações sobre o autismo será fixado no interior dos ônibus gerenciados pela Transcon.

O autismo é uma síndrome que afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar também no comportamento do indivíduo. Um relatório do Centro de Controle de Doenças (CDC) divulgado em 2018, estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo tenham autismo, sendo 2 milhões delas no Brasil.

Segundo a presidente do Amais, Josy Silva, esses movimentos no mês de abril são mais uma forma de conscientizar a população sobre o autismo. É importante mostrar que eles têm os mesmo direitos e deveres, como qualquer pessoa, além de terem o direito de serem respeitados nas suas limitações e diferenças. O que as pessoas precisam é de mais informação e menos preconceito”, alegou.

O que é o Autismo?

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento que leva a severos comprometimentos de comunicação social e comportamentos restritivos e repetitivos que tipicamente se iniciam nos primeiros anos de vida.

Diagnóstico: Quando fazer?

O diagnóstico é clínico e deve ser o mais precoce, de preferência até 3 anos. Para isso, é necessário que profissionais de saúde e educação conheçam profundamente o desenvolvimento infantil neurotípico. Na investigação da possibilidade desta criança apresentar TEA e importante averiguar a história familiar de condições neuropsiquiátricas ou de transtornos de desenvolvimento. Neuropediatra e Psiquiatria infantil são os profissionais especializados para fazerem o diagnóstico.

Confira a programação:

2/4 – Panfletagem

Local: Iria Diniz
Horário: 14h às 16h

6/4 – Roda de Conversa – Comer, sentir e ser: um outro olhar sobre o autismo

Palestra com a psicóloga Débora Louyse; a fonoaudióloga Cátia Nunes; a terapeuta ocupacional Larissa Domingues e a Nutricionista Eliane Alves.
Local: OAB Contagem
Horário: 14h para credenciamento. Início do evento 14h30 às 17h
Inscrições abertas para a Roda de Conversa pelo telefone: 97361-2312/ 986616997
Entrada: 1 brinquedo pedagógico (exemplo: brinquedo de encaixe, quebra-cabeça)

7/4 – Carreata

Local da concentração: Praça Jabuticaba até a Praça da Glória – Horário: 9h30
Saída da carreata: 10h.

Direitos Humanos - 28/03/2019, 09:43:21 - Repórter: - Foto: Divulgação
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação