Construído há mais de cem anos, ‘Caminho das Pedras’ é remanescente da Estrada Real dentro do Parque Gentil Diniz

Floresta no coração de Contagem abriga riqueza natural com segurança reforçada 24 horas

Meio Ambiente - 26/03/2019, 13:45:13 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira

Frequentadores do Gentil Diniz encontram variedade de flora e fauna

A impressão é a de que estamos passeando em uma floresta no meio da cidade grande. Essa é a sensação quando entramos no Parque Municipal Gentil Diniz, localizado no bairro Nossa Senhora do Carmo, na regional Sede. A área verde de 24 mil metros quadrados repleta de flora típica dos biomas Cerrado e Mata Atlântica é o tema da segunda reportagem da série. Nela já foram catalogadas 47 espécies vegetais de diferentes tamanhos, espessuras e tempos de vida. A segurança foi reforçada pela Guarda Civil e no local funciona a sede da Gerência de Patrulha de Proteção Escolar. O parque, portanto, tem vigilância 24 horas.

O Gentil Diniz abriga três nascentes e dois lagos artificiais, sendo cortado pelo córrego das Acácias. “O córrego das Acácias deságua no córrego Ibirapitanga, que por sua vez deságua no córrego Maracanã. O Maracanã deságua no rio Betim e este na bacia de Várzea das Flores”, explica Júlio Andrade, professor de geografia da rede pública de Contagem que atualmente trabalha com educação ambiental na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Algumas árvores encontradas no parque são genuinamente brasileiras, como pau jacaré, cedro, ipê, pau d’óleo, jatobá e lírio do brejo. No parque há também muitas Jabuticabeiras. A jabuticaba, fruta muito apreciada e utilizada na preparação de geleias, licores e outros pratos é um dos símbolos de Contagem, presente no brasão e na bandeira do Município, e compõe a paisagem de um bosque inteiro no Gentil Diniz. Lá também são encontradas plantas nativas de outros países, como mangueira e eucalipto, e diversas ornamentais.

A Guarda Civil tem uma sede na fazenda de 162 anos e faz a vigilância do parque

Fazenda centenária

Além de um local propício à contemplação da natureza, o Parque Gentil Diniz oferece uma viagem histórica: o lugar abriga o “Caminho das Pedras”, construído há mais de cem anos e composto até hoje por pedras originais de época. “O trecho foi construído no século XIX e fazia parte do circuito da Estrada Real, ligando Santa Quitéria, atual Esmeraldas, ao Estado do Rio de Janeiro. A sede da fazenda, ainda preservada, tem 162 anos”, ressalta o professor Júlio Andrade.

Sônia Teixeira Andrade Valente, a Soninha, e Laurici Dulce de Souza, a dona Dulce, trabalham juntas no parque há pelo menos 15 anos e têm muitas histórias para contar sobre o local. “É só vir para cá que estamos prontas para contá-las”, convida Soninha.

O Caminho das Pedras já foi trecho da Estrada Real

No parque há banheiros com acessibilidade, teatro de arena, trilha ecológica e sala de educação ambiental, a “Sala Verde”, onde são feitas reuniões e atividades de conscientização com a comunidade. Um grupo de aproximadamente 30 pessoas frequenta o local diariamente. “Esse parque tem uma característica diferente dos demais da cidade, pois sua estrutura é voltada primordialmente para a preservação histórica e ambiental do local”, argumenta o superintendente de Parques, Praças e Jardins de Contagem, Alan da Cruz.

A área verde abriga três nascentes e dois lagos artificiais

Parque Municipal Gentil Diniz
Endereço: rua Maria do Carmo Diniz, 141, bairro Nossa Senhora do Carmo
Aberto de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h