Empreendedores da Economia Solidária passam por capacitação

Curso sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação foi ministrado pela Vigilância Sanitária

Saúde - 21/03/2019, 17:05:02 - Repórter: - Foto: Fábio Silva

A iniciativa foi aprovada pelos empreendedores da Economia Solidária

Empreendedores da Economia Solidária de Contagem participaram, na quinta-feira (21), no auditório da Funec, de capacitação sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação, ministrada pela Vigilância Sanitária. “O objetivo deste curso é que as pessoas tenham as melhores práticas possíveis no manuseio de alimentos, evitando assim qualquer contaminação”, explica Alcino Araújo, assessor da Vigilância Sanitária.

A iniciativa foi aprovada pelos empreendedores da Economia Solidária. “Foi de muita valia para nós. Cursos assim são muito importantes”, aponta Ely Elói da Costa, vendedor de pipoca, que destacou os cuidados com a higiene para a não proliferação de bactérias. “É sempre bom ouvir essas orientações. Estou sempre participando desses cursos. Só não segue quem não quiser”, afirma Francisco Bezerra Dias, que vende churros e batata frita. “Foi muito produtivo. Para a gente que trabalha com alimentos todo cuidado é pouco. Tirei dúvidas muito importantes”, conta Daniele Fernandes, vendedora de pastéis.

O agente da Economia Solidária Lúcio Rodrigues Galvão destaca a importância dessa parceria com a Vigilância Sanitária: “Estamos buscando que nossos empreendedores atinjam o nível de qualidade máxima de higiene possível, visando a melhoria no atendimento nos nossos nove pontos fixos na cidade.” Posteriormente, os empreendedores serão cobrados por essas boas práticas.

O curso aborda as exigências da RDC (Resolução de Diretoria Colegiada) 216/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que trata dos serviços de alimentação. Entre os temas estavam higienização de frutas, legumes e verduras, armazenamento de alimentos, limpeza do ambiente de manuseio, preparo adequado dos alimentos e cuidados com o lixo.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, oferece constantemente esse curso para o público em geral, totalmente gratuito. Os participantes recebem certificados de conclusão. A capacitação para a Economia Solidária tratou também da rotulagem dos alimentos.

Saúde - 21/03/2019, 17:05:02 - Repórter: - Foto: Fábio Silva
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação