Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realiza palestras para os conselheiros tutelares

Desenvolvimento Social - 19/03/2019, 16:23:11 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) por meio da Diretoria de Proteção à Criança e Adolescente e Comissão de Capacitação promoveu na última sexta-feira (15) uma capacitação para conselheiros tutelares de Contagem, Belo Horizonte, região metropolitana e cidades do interior mineiro. “Segurança Pública e suas complexidades”e “Sexualidade e adversidade” foram os temas da formação profissional ministrados pelo guarda civil, Emerson Lopes , e pelo psicólogo Sérgio Riani, respectivamente.

Para o conselheiro tutelar da Regional Ressaca, Lucas Marcony, tem sido muito satisfatório os temas apresentados, pois realizaram um planejamento e os temas são sugeridos pelos conselheiros tutelares de acordo com suas demandas e atribuições. “As palestras atenderam às expectativas de todos proporcionando um momento proveitoso de agregar conhecimento e contribuir para capacitar ainda mais nós conselheiros tutelares”, reforça Lucas

Essas atividades fazem parte da capacitação continuada que deve ser oferecida pelo poder público aos conselheiros tutelares de acordo com Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As capacitações serão realizadas mensalmente com temas que contribuam para o conhecimento e para melhor atuação dos conselheiros tutelares.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Luzia Ferreira, a Política da Criança e do Adolescente tem prioridade absoluta para a Prefeitura de Contagem, pois o município disponibiliza sete conselhos tutelares, número este acima de outras cidades com o mesmo perfil e a mesma população. “Precisamos sempre apostar na capacitação dos nossos conselheiros. Eles se defrontam no dia a dia com problemas difíceis com relação a sexualidade, a violência e as diversas violações de direitos, por esse motivo eles também devem ser fortalecidos para desempenhar bem o seu papel”, reforça a secretária.

Desenvolvimento Social - 19/03/2019, 16:23:11 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima

Capacitação para Conselheiros Tutelares