Projeto CineClube promove debate e reflexão sobre temas cotidianos

Exibição de filme sobre Chico Xavier trouxe discussões sobre as relações sociais

Cultura - 15/03/2019, 11:27:36 - Repórter: - Foto: Newton de Castro Resende

“Um emaranhado de sentimentos”. Esta foi a principal conclusão entre os expectadores que acompanharam, na tarde desta quinta feira (14), a exibição do filme “As Mães de Chico Xavier”, dos diretores Glauber Filho e Halder Gomes (2011), no espaço Casa Amarela do Centro Cultural de Contagem.

O enredo do filme entrelaça as histórias de três mulheres, com perfil e experiências de vida totalmente diferentes, que encontram conforto no contato com o médium Chico Xavier: Em comum, as relações familiares, a morte e as formas distintas de aceitação e convívio com perdas e ausências.

“É uma explosão de emoções em sequência. O filme retrata a esperança do reencontro com quem amamos, e nos leva a refletir sobre o maior significado da vida – o Amor”, relata Francisca Márcia Pereira, moradora do bairro Fonte Grande, abrindo a roda de comentários sobre o longa.

O filme, ao contrário do senso comum, não trata apenas de questões sobre espiritualidade, fé ou religiões. É um convite à reflexão sobre temas cotidianos, relações familiares e sentimentos diversos. Para a coordenadora do projeto, Mônica Alves, “o objetivo maior é despertar nas pessoas as reflexões sobre assuntos que, muitas vezes, são deixados a parte, mas que são necessários de serem tratados entre as famílias ou grupos sociais”.

Dor, culpa, egoísmo, saudade, insegurança, tristeza, perdão e o amor se confundem ao longo da trama e, entre os expectadores, este caleidoscópio se traduz na experiência de vida de cada pessoa. “As passagens do filme nos mostram o que vivemos diariamente. O que temos de bom ou de ruim. É um retrato fiel ao que presenciamos em nossas famílias, em nosso trabalho e na sociedade em geral”, diz a expectadora Eva Vaz, moradora do Eldorado. “Tive a oportunidade de conhecer a história real de uma das mães mostrada no filme, e posso afirmar que a emoção sentida aqui é real, e acontece por onde essa narrativa passa”, conclui.

O CineClube é um projeto da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, junto ao Serviço Social do Comércio (Sesc), que promove exibições de filmes no Centro Cultural de Contagem, situado na rua Dr. Cassiano, nº 120, no centro da cidade.

Grupos, escolas e instituições interessadas em participar do projeto podem fazer o agendamento através do telefone 3353-4222, com Guilherme. As sessões são gratuitas e acontecem semanalmente.

Cultura - 15/03/2019, 11:27:36 - Repórter: - Foto: Newton de Castro Resende
Tags:

Projeto CineClube – Filme : As Mães de Chico Xavier

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira