Educação Ambiental promove curso sobre as Bacias Hidrográficas de Contagem

Formação destinada a professores da Rede Municipal e demais interessados ocorre até 16 dezembro. Objetivo é sensibilizar e mobilizar os participantes na promoção da preservação das bacias hidrográficas do município

Meio Ambiente - 14/03/2019, 10:08:10 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Desenvolvimento Sustentável (Semad), deu início nesta segunda-feira (11), na Faculdade UNA, ao curso Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: Um Olhar Sobre as Bacias Hidrográficas de Contagem – APA Estadual Vargem Das Flores, Imbiruçu, Pampulha e Arrudas, organizado pela Diretoria de Educação Ambiental. O objetivo do curso é discutir os conceitos de meio ambiente e desenvolvimento sustentável no âmbito das Bacias Hidrográficas de Contagem, a fim de sensibilizar e mobilizar os participantes na promoção da preservação das águas. A ação agrega à Rede de Formação da Secretaria de Educação, cuja parceria possibilitou a inclusão dos professores e demais profissionais da educação na edição de 2019 do curso.

Na abertura, a professora da PUC Poços de Caldas, Mariana Balau Silveira, mestre e doutoranda em Relações Internacionais pela PUC Minas, proferiu a palestra Mudanças Climáticas: Governança, Práticas e Perspectivas. Na ocasião, discorreu sobre a crise ambiental em curso no mundo, focando nas causas e nas consequências das mudanças climáticas e como o Brasil se insere nesse contexto. Destacou que uma das maiores injustiças globais são os efeitos das mudanças climáticas nos países que não são responsáveis pelo efeito estufa, mas que correm sérios riscos de serem inundados pelo mar devido ao derretimento das calotas polares. Com exemplo, citou o caso de Tuvalu, um pequeno país da Polinésia.

“O Brasil é uma potência ambiental se considerarmos o capital ambiental físico representado pelo estoque de carbono florestal mais importante do mundo e maior biodiversidade”, disse Silveira. “O nível educacional da população teria papel fundamental na conscientização e na promoção de práticas de preservação e de conservação ambiental, a fim de se pensar numa nova abordagem para a segurança que garanta a vida, a participação e a legitimidade”, completou.

O curso ocorre mensalmente. Em cada encontro um especialista é convidado para abordar temáticas como Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Comitê de Bacias Hidrográficas; Legislação Ambiental; Unidades de Conservação; Biomas do Município de Contagem e Arborização Urbana; Mananciais e Sistemas de Abastecimento de Água; Resíduos Sólidos, dentre outros. Além de palestras estão previstas oficinas e circuitos de percepção ambiental nas regiões das bacias hidrográficas de Contagem. O próximo encontro de formação ocorrerá no dia 14 de abril.

Informações:
Diretoria de Educação Ambiental – Semad
E-mail: eduambiental.contagem@gmail.com
Telefones: 98742-6237 / 99602-1461 / 3352-3072

Meio Ambiente - 14/03/2019, 10:08:10 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação