Contagem promove ação de conscientização sobre a saúde dos rins na quarta-feira (13)

Evento busca chamar a atenção da população sobre a importância dos cuidados com os rins

Saúde - 11/03/2019, 17:23:53 - Repórter:

Para chamar a atenção sobre a importância dos cuidados com os rins, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, na quarta-feira (13), uma ação em comemoração ao Dia Mundial do Rim.

Idealizada pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), a data tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo e é celebrada na segunda quinta-feira do mês de março. Neste ano, em que a data é comemorada no dia 14 de março, o alvo da campanha é o aumento da conscientização sobre a alta e crescente presença de doenças renais em todo o mundo, bem como a necessidade de estratégias voltadas à prevenção e ao gerenciamento de doenças renais.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) coordena a campanha no Brasil, desenvolvendo material informativo e educativo sobre os fatores de risco para a Doença Renal Crônica (DRC). A parceria com os centros de nefrologia regionais viabiliza ações em todas as regiões do país, com o intuito de divulgar a importância da saúde renal, da prevenção e do diagnóstico precoce da DRC. De acordo com a SBN, estima-se que existam atualmente no mundo 850 milhões de pessoas com doença renal decorrente de várias causas. A DRC causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.

Em Contagem, o Dia Mundial do Rim será comemorado na quarta-feira (13), das 8h às 12h, no Centro de Autorização de Procedimentos em Saúde (Ceaps). O evento contará com a presença de equipes médica, de enfermagem, nutrição, serviço social e pessoal administrativo, atendendo gratuitamente à população com ações de aferição de pressão arterial e cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), além de distribuição de material informativo sobre a DRC. O Ceaps está localizado na avenida Guilhermino de Oliveira, nº 60, no bairro Novo Eldorado.

Fila zero

Para os pacientes que já não contam com os rins funcionando, a rede SUS Contagem oferece os serviços de diálise em uma das duas clínicas conveniadas à rede. Segundo a Comissão de Nefrologia de Contagem, formada pelo médico regulador Augusto César Soares dos Santos e pelo servidor administrativo Carlos Roberto dos Santos, atualmente, 546 pacientes fazem hemodiálise pelo SUS três vezes por semana e não há fila de espera para acesso ao tratamento. Para aqueles que necessitam, o município oferece também ambulância, se necessário.

A rede SUS Contagem conta ainda com dois nefrologistas para consultas ambulatoriais no Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz e três nefrologistas para atendimento hospitalar, no Hospital Municipal de Contagem (HMC). Semanalmente, são ofertadas mais de 80 consultas com nefrologista no CCE Iria Diniz e não existe fila de espera para consulta nesta especialidade, com agendamento feito conforme demanda, a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBS), porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde - 11/03/2019, 17:23:53 - Repórter:
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação