CineClube Contagem exibe na quinta-feira (7), na volta do Carnaval, o filme brasileiro “Verônica”

Exibição contará com debate sobre temáticas ligadas ao empoderamento feminino e ao enfrentamento da violência

Cultura - 27/02/2019, 17:52:52 - Repórter:

Para quem gosta de cinema e debate cultural, na quinta-feira (7), será exibido na Casa Amarela (Centro Cultural de Contagem), às 14h, o filme “Verônica”, um longa-metragem brasileiro de 2009 que tem no elenco atores como Andréa Beltrão e Marco Ricca. Após a exibição, haverá um debate sobre as questões suscitadas pelo filme com mediação de Clarisse Leão, psicóloga do Núcleo de Atenção à Saúde da Família Riacho. A entrada é franca.

No filme, dirigido por Maurício Farias, Verônica (Andréa Beltrão) é uma professora da rede municipal do Rio de Janeiro que enfrenta assaltos, tráfico de drogas, roubos e até homicídios no seu cotidiano como educadora.

A sessão integra o projeto CineClube, da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude de Contagem. Desde o ano passado, o projeto, uma parceria entre a Secretaria e o Serviço Social do Comércio (Sesc), vem promovendo exibições semanais de filmes no Centro Cultural de Contagem, situado na rua Dr. Cassiano, nº 120, no centro da cidade.

O CineClube possui parcerias com os Centros de Referência do Idoso do município e com a Associação de Surdos de Contagem (filmes em Libras!), para beneficiar pessoas atendidas no âmbito dessas instituições e, desde dezembro de 2018, também com o Núcleo de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A parceria entre CineClube Contagem e Saúde Mental já viabilizou a realização de duas sessões que tiveram como público usuários e trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município, e a sessão do dia 7 será a terceira dessa cooperação. Ao todo, cerca de 100 pessoas participaram das duas exibições anteriores.

“O Centro de Convivência de Contagem Horizonte Aberto/Projeto TEIA buscou parceria junto ao Cineclube Contagem, da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, para a realização de encontros mensais com a proposta de exibição de filmes, sendo o convite aberto a um público diversificado, mas, prioritariamente, destinado a usuários e trabalhadores dos serviços de saúde mental do município. Os encontros serão sempre na primeira quinta-feira de todo mês”, detalha a gestora do Centro de Convivência/Projeto TEIA, Pollyana Costa Santos.

Pollyana Santos explica que a intenção é a de promover debates em torno das temáticas mobilizadas pelos filmes exibidos, junto aos usuários e trabalhadores da RAPS do município e com o público em geral. “A ideia é de sempre promovermos a reflexão, por meio das sessões comentadas. Na quinta-feira (7), vamos contextualizar o debate no Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. É uma data que evoca o empoderamento da mulher, a força da mulher no enfrentamento da violência e outras questões relevantes. Esses e outros temas são abordados no filme ‘Verônica’”, adianta a gestora do Centro de Convivência/Projeto TEIA.

A coordenadora do CineClube Contagem, Mônica Alves, conta que o primeiro filme exibido no projeto, que teve início em maio de 2018, foi o “Arábia”, dos cineastas Affonso Uchôa e João Dumans. “O primeiro filme que exibimos foi o ‘Arábia’, dirigido por um diretor de Contagem, o Affonso Uchôa, ligado a uma produtora da região do Nacional, em conjunto com Dumans, que é de Ouro Preto. Eles estiveram presentes à sessão e conversamos com o público”, diz Mônica Alves.

De acordo com a coordenadora, escolas e instituições também podem agendar exibições no CineClube Contagem. “A ideia é de exibirmos filmes e de promovermos debates em torno das temáticas exibidas”, explica Mônica Alves. Propostas podem ser enviadas para o e-mail monica.alves@contagem.mg.gov.br.

Serviço

Exibição do filme “Verônica”

Data: quinta-feira, 7 de março

Horário: 14h

Local: Centro Cultural de Contagem (Casa Amarela). Rua Dr Cassiano, nº 120, Centro.

Entrada franca

Cultura - 27/02/2019, 17:52:52 - Repórter:
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação