Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove mais uma palestra voltada a empreendedores

Secretaria possui diversos programas de formação e capacitação gratuitos ou a preços subsidiados

Desenvolvimento Econômico - 22/02/2019, 16:46:47 - Repórter: - Foto: Newton de Castro Resende

Evento na quinta-feira (21) marcou o início do ciclo de palestras do Programar Empreender em 2019

Cerca de 50 pessoas, grande parte delas empreendedores ou vendedores, participaram gratuitamente da palestra “Venda Mais – Neurovendas – Venda consciente para o inconsciente”, ministrada por Lucas Timponi Barulli, sócio-proprietário da Brasil Permutas e da Cursos da Mente, na noite desta quinta-feira (21). O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal. Temas como neurociência, automotivação, relacionamentos, técnicas de fechamento de vendas e de desenvolvimento pessoal foram abordados. Essa foi a primeira de uma série de palestras gratuitas que serão ofertadas pela secretaria no decorrer de 2019.

Lucas Timponi Barulli explicou que a decisão de comprar parte de uma emoção gerada ao longo do processo de negociação, relacionada a gatilhos mentais, e que a venda está ligada a uma ideia, a uma conexão entre pontas. “Neurociência é a aplicação de estudos de áreas convergentes para avaliar, aprender e estudar o comportamento humano. Baseado nisso, sabendo melhor sobre o comportamento humano, sabendo prever melhor o comportamento humano, é possível gerar atitudes, técnicas e direcionamentos para que as vendas sejam mais efetivas. Por exemplo: há estudos que mostram que, quando entram em uma loja, a maioria das pessoas tende a virar/olhar para a direita e depois para a esquerda. Então, a dica é colocar o mais interessante na direita”, argumenta.

Para o palestrante, todo mundo vende alguma coisa, mesmo sem trabalhar diretamente com vendas: “Nós vendemos o tempo todo, seja nossa imagem, aquilo em que acreditamos, resultados. As vendas não envolvem somente as relações entre vendedor e comprador, mas também entre empresários, gestores de equipe e liderados, pais e mães de família e filhos. A venda ética envolve persuasão, que é diferente de manipulação. Persuadir envolve gerar um ganho mútuo para todas as partes envolvidas em uma negociação. Já a manipulação envolve, por exemplo, o uso de fraquezas do outro em benefício próprio. Então as técnicas de neurovendas podem ser usadas eticamente, para que possamos ter um relacionamento melhor com aqueles que estão ao redor. Quando vamos aprendendo sobre como a mente funciona, vamos aprendendo sobre maneiras mais apropriadas e direcionadas para falar com os diversos públicos. Em um aspecto mais amplo, estamos falando de relações humanas”, atesta Lucas Barulli.

Samantha Teles foi uma das pessoas que acompanharam a palestra. Dentista e atualmente também empresária do ramo de biscoitos veganos para cachorro, ela conta que passou a empreender após participar de uma palestra ofertada pela SMDE no ano passado. “Com o conteúdo que fui aprendendo, fui descobrindo formas de divulgar meus produtos, de buscar clientes e rever conceitos. A intenção é de, gradativamente, tornar o negócio de venda de biscoitos minha ocupação funcional principal, que hoje é a odontologia”, diz a empreendedora. Ela, assim como outros expositores, participará da IIª Mostra do Empreendedor da SMDE, em maio deste ano.

Sala Mineira do Empreendedor, Programa Empreender e Selos de Boas Práticas de Gestão

A superintendente de Apoio ao Empreendedor e Pequenos Negócios da SMDE, Cristina Romero, destacou que essa Superintendência é responsável por três grandes projetos voltados à formação e capacitação de pessoas e empresas.

“Temos a Sala Mineira do Empreendedor de Contagem, que oferece treinamento, cursos e consultorias gratuitas, com o objetivo de ajudar empreendedores a abrir seu próprio negócio, sem burocracia. Temos também o Programa Empreender, que neste ano completa 21 anos de existência e que surgiu em uma época em que ninguém acreditava que uma prefeitura como a de Contagem teria a capacidade de empreender algo parecido. Esse programa oferece treinamentos a trabalhadores, alunos e empresas a preços subsidiados e bem abaixo daqueles praticados no mercado. E temos ainda os Selos de Boas Práticas de Gestão, que vão proporcionar treinamentos e consultorias a empresas e empreendedores, sem custo nenhum. Vamos inclusive divulgar quais são essas empresas certificadas. Vai ser um sucesso e eu espero que a empresa ou produto de vocês esteja lá”, disse a superintendente à plateia.

ISO 9001, 14001, 18001 e outras certificações

A diretora de Capacitação e Certificação do Programa Empreender – Capacitar para Crescer, Lívia de Paula, ressaltou que o programa oferece capacitações em diversos tipos de certificação. “Oferecemos cursos de capacitações em vários ISOs, como 9000, 14001, 18001 e em diversos tipos de normas, a preços bem abaixo daqueles praticados no mercado. Já temos o cronograma do primeiro semestre deste ano fechado. Os interessados podem solicitar o cronograma semestral enviando e-mail para proiso.sedecon@contagem.mg.gov.br”, indicou a diretora. ISO é a sigla popularmente conhecida para a Organização Internacional para Padronização, que congrega agremiações ligadas à padronização e normalização de dezenas de países. Fazem parte do ISO entidades como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), órgão responsável pela normalização técnica no Brasil.

O que vem por aí

– Março: palestra e lançamento de livro de Jô Gouveia