Área do bairro Colonial vai receber rede de esgoto

Cerca de 110 residências serão beneficiadas, e moradores já assinaram termo de compromisso

Meio Ambiente - 20/02/2019, 15:10:48 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade

Vistoria para implantação da rede de esgoto foi feita por técnicos da Semad, regional Sede e Copasa

A prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), realizou, na segunda-feira (18), vistoria em uma área do bairro Colonial para avaliação com o objetivo de implementação de rede de esgoto. A equipe de técnicos da Semad foi acompanhada por representantes da Regional Sede e por técnicos da Copasa, responsável pela implementação da rede de esgotamento sanitário.

Eric Machado, superintendente de Controle Ambiental da Semad, explica a importância da implantação da rede de esgotamento sanitário na região: “Hoje, as casas aqui fazem lançamento irregular de esgoto no curso d’água que passa pelo local, que é um dos responsáveis pelo abastecimento da represa de Vargem das Flores. Eliminar os lançamentos irregulares faz com que a gente melhore a qualidade da água dessa bacia hidrográfica.”

Mais do que a obra em si, é de suma importância o engajamento de todos os moradores, como explica Márcio Fernandes da Rocha, gerente da regional Sede no que diz respeito à Copasa. “Estivemos aqui há cerca de um mês, em reunião com os moradores, e explicamos que a implementação da rede de esgoto só seria possível caso todos eles se comprometessem a ligar suas residências a essa rede, pois não adianta ter a rede instalada e os moradores continuarem despejando seus esgotos de forma irregular”, explica.

“A adesão dos moradores foi total”. É o que conta Hamilton Lopes Fonseca, presidente da Associação dos Moradores do bairro Colonial. “Essa demanda partiu dos próprios moradores. As casas aqui já têm os medidores de luz e água. Está faltando mesmo é a rede de esgoto. Agora, com o apoio da prefeitura e da Semad, estamos conseguindo trazer a Copasa para que faça essa obra. Serão atendidas cerca de 110 residências e todos já assinaram um termo se comprometendo a fazer a ligação de suas casas à rede”, revela.

Responsável pela obra, a Copasa participou da ação para fazer a vistoria e emitir laudo atestando a possibilidade de implantação da rede de esgoto. A partir de agora, de posse dos termos de compromisso assinados pelos moradores, a empresa vai fazer um planejamento das obras e estabelecer um prazo de execução.

O empreendimento precisa do apoio de todos os moradores, já que algumas ligações têm que passar por dentro das residências, mas, segundo Hamilton Fonseca, isso já está garantido. “Os moradores estão ansiosos pela obra. Mais do que dar um fim ao nosso esgoto, temos consciência da importância de preservar o meio ambiente, até porque temos algumas nascentes na área. Esperamos servir de exemplo para outros condomínios que estão na mesma situação em Contagem”, observa.

Meio Ambiente - 20/02/2019, 15:10:48 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação