Referência em Minas, Controladoria-Geral do Município oferece curso a servidores da Prefeitura de Santa Luzia

Eles foram capacitados para a execução do Processo de Tomada de Contas, como prevê o TCE-MG

Controladoria - 19/02/2019, 18:13:34 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Os servidores de Santa Luzia foram capacitados por meio de convênio firmado com a Prefeitura de Contagem

A Prefeitura de Contagem, por meio da Controladoria-Geral do Município, iniciou na segunda-feira (18), o Curso de Capacitação em Auditoria para servidores da Prefeitura de Santa Luzia. Dividido em dois dias de atividades, o curso visa treinar e capacitar os servidores na execução do processo de Tomada de Contas Especial, normatizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).

Entre os participantes estão servidores das áreas de auditoria, formação jurídica e Guarda Municipal. O primeiro dia de curso foi realizado na Sala Multimeios da Prefeitura de Contagem e o segundo dia na sala de reuniões da Controladoria-Geral.

Segundo o Auditor de Controle Interno, Marcelo Martins Silva, que representou o controlador-geral de Contagem, Weber Dias de Oliveira, a intenção, além de atender o Termo de Cooperação assinado em dezembro de 2018 entre as duas prefeituras, é trazer transparência para a atividade de controle interno. “Fomos requisitados pela Prefeitura de Santa Luzia, porque Contagem é referência em Minas Gerais, tanto em estrutura como em ações de combate à corrupção e em prol da transparência da máquina pública”, disse o auditor.

O objetivo do curso, baseado no Termo de Cooperação, é promover o intercâmbio de experiências e metodologias, visando a capacitação e aperfeiçoamento das ações de controle, desenvolvimento institucional e da gestão pública mediante ações conjuntas e apoio mútuo. Não há transferências de recursos entre as prefeituras.

Na oportunidade foi explicado o funcionamento do processo de auditoria e os trâmites legais aos servidores. O controlador-geral de Santa Luzia, Sandoval Prado de Oliveira, fez questão de avaliar como excelente o curso desenvolvido pela Controladoria de Contagem, que contribuiu de forma efetiva para o procedimento de apuração de dano ao erário, mais especificamente no contrato de fornecedores. “Esse intercâmbio, oriundo do Termo de Cooperação, fornece instrumentalização indispensável para a conclusão do processo de encaminhamento ao TCE-MG”, explicou controlador-geral de Santa Luzia.

Controladoria - 19/02/2019, 18:13:34 - Repórter: - Foto: Elias Ramos