Prefeitura de Contagem conclui auditoria externa na Saúde e nos Recursos Humanos

Após seis meses de levantamentos, Administração está pronta para otimizar setores estratégicos indicados pela Controladoria

Controladoria - 31/01/2019, 11:47:28 - Repórter: - Foto: Elaine Castro

Para o coordenador do IBGP, Hudson Amaral, próximos passos serão a correção e o ajustamento de pontos negativos e positivos

Um trabalho minucioso, transparente, profundo e estratégico. É assim que o auditor-geral do Município, André Virgílio da Costa Hilário, classificou o trabalho da Controladoria Municipal junto ao Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), durante a auditoria externa contratada para analisar os contratos referentes às obras de construção e reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, bem como o contrato do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraopeba (ICISMEP) e a Folha de Pagamentos (RH).

Gerir contratos, fiscalizar e acompanhar o andamento dos processos desenvolvidos pela Prefeitura já faz parte das atribuições diárias da Controladoria do Município. Mas, em alguns casos, como foi o da Saúde e dos Recursos Humanos, a Prefeitura pode contratar uma empresa para identificar anomalias e procedimentos não adequados para a eficiência e eficácia dos controles internos que interferem diretamente na qualidade e transparência das atividades. Além dessa função, o IBGP também vem apresentando propostas de soluções e realizando cursos de qualificação profissional para os servidores.

“O projeto foi idealizado pelo prefeito Alex de Freitas, e a Controladoria assumiu com muita afinidade, pois o controle das administrações diretas e indiretas faz parte do nosso trabalho. Anualmente, desenvolvemos um plano de auditorias internas na Prefeitura inteira, ou seja, uma auditoria externa veio para somar ao nosso trabalho”, afirma o auditor-geral.

A Auditoria Externa cumpriu quatro etapas: apresentação; intervenção na Saúde; auditoria na Folha de Pagamentos (RH); e a realização de cursos. De acordo com o coordenador-geral da auditoria pelo IBGP, Hudson Fernandes Amaral, que é especialista pós-doutorado em administração e finanças, “a parceria com o IBGP não acaba aqui. O próximo passo agora é utilizar o levantamento e a análise dos processos efetuados para correção e ajustamento de pontos negativos e pontos positivos”. Amaral fez questão de destacar a participação dos funcionários da Saúde durante a auditoria. “É impressionante como eles vestiram a camisa. Olha, tenho anos de experiência nisso, inclusive junto a várias prefeituras, e posso dizer que é raro ver equipes contribuírem para uma auditoria como aconteceu aqui em Contagem. Gostaria de parabenizá-los e agradecer”, finalizou.

O IBGP é composto por especialistas, profissionais de mercado, mestres e estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), além da Uni Horizontes.

Controladoria - 31/01/2019, 11:47:28 - Repórter: - Foto: Elaine Castro
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação