Prefeitura entrega alvará para 50 empresas da CeasaMinas

A medida foi possível devido à parceria para desburocratizar e acelerar o processo de regularização dos empreendimentos

Desenvolvimento Urbano - 29/01/2019, 14:06:06 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira

Foto: Paulo Pereira

Nesta terça-feira (29), cinquenta empresas das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas) receberam os seus devidos alvarás de localização e funcionamento de atividade econômica. O prefeito Alex de Freitas participou da solenidade de entrega dos documentos na Associação dos Comerciantes da Ceasa (ACCeasa). A medida foi possível devido à parceria entre a Prefeitura de Contagem e a Ceasa para desburocratizar e acelerar o processo de regularização dos empreendimentos.

Segundo o prefeito, a medida se tornou necessária pois Contagem é uma cidade em que boa parte do território não possui regularização fundiária e qualquer ação da prefeitura num ambiente desse desperta, por força das práticas históricas, muita suspeição. “Daí a necessidade e sugestão de realizar o evento para entregar os alvarás da maneira como estamos fazendo, porque de outra forma poderia se pensar que alguém estivesse levando alguma vantagem, e isso é tudo que a gente tem tentado combater. Desde o primeiro dia de governo, queremos dar transparência e a impressão de que as coisas mudaram na prefeitura”, afirmou.

Alex também anunciou aos empresários os investimentos previstos para a região, como o lançamento do edital de licitação para a duplicação do viaduto próximo à Ceasa e do viaduto da Avenida das Américas, além de outras obras de mobilidade urbana, investimento de R$ 20 milhões na construção do terminal rodoviário na Ressaca, R$ 18 milhões no parque linear ao lado, que será ponto turístico da cidade, além de R$ 55 milhões no corredor Ressaca, começando na avenida João Gomes Cardoso até a Cidade Industrial, chegando à avenida Tito Fulgêncio, que prevê também a troca do asfalto, estações de embarque e desembarque com as instalações do novo sistema de transporte. “Teremos dois anos muito melhores. Contagem vai surfar nessa onda da retomada do crescimento do país, cada vez mais em parceria com o setor produtivo. Estamos muito otimistas na transformação da cidade”, destacou.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Ivayr Soalheiro, fazer um evento para entrega de alvará é algo muito simbólico. “Essa ação era para ser realizada no cotidiano, mas, pela situação urbanística da Ceasa, o relatório de impacto urbano que há muitos anos tentamos dar uma solução, definimos que o ideal era fazer um evento público. Isso mostra o nosso empenho e determinação da administração pública na desburocratização e na transparência dos seus atos”, disse.

O presidente da ACCeasa, Noé Xavier da Silva, agradeceu o empenho e o cuidado que a Prefeitura teve com demanda dos empresários. “Colocamos as nossas dificuldades em relação à questão da Ceasa Minas com o relatório de impacto urbano que não é uma questão tão simples de resolver, então tivemos que buscar uma forma, e, na própria legislação que permite um tratamento diferenciado para uma empresa pública, conseguimos encontrar um caminho, uma solução. O prefeito Alex tem atuado na simplificação desse processo, e quero agradecer tudo que tem feito para facilitar a vida do empresário que não tem sido fácil”, disse.

Os lojistas que receberam os alvarás aguardavam desde novembro pelo início da regularização de algumas edificações no complexo da Ceasa e comemoram a liberação. O proprietário da JN Empreendimentos, Vilmar Lopes Ribeiro, que está na Ceasa desde 1979, ficou satisfeito e aliviado. “Agora não teremos mais problemas em relação à fiscalização, pois está tudo dentro da legalidade”, afirmou.

Desenvolvimento Urbano - 29/01/2019, 14:06:06 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira

Prefeitura Entrega 50 Alvarás no Ceasa