Profissionais dos Cras participam de curso de capacitação

Objetivo é aprimorar o atendimento e acompanhamento das famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família

Desenvolvimento Social - 18/01/2019, 16:36:49 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira

Secretaria de Desenvolvimento Social ministrou curso para fortalecer o trabalho dos profissionais dos 10 Cras de Contagem

Cerca de 70 profissionais dos 10 Centros de Referência em Assistência Social (Cras) participaram de capacitação voltada para coordenadores e equipes técnicas, formadas por assistentes sociais e psicólogos.

Os 10 Centros de Referência em Assistência Social (Cras), instalados em Contagem, são responsáveis pela organização e oferta de serviços de proteção social aos contagenses que vivem em situação de fragilidade, decorrente da pobreza, ausência de renda ou acesso a serviços públicos e/ou vínculos desestabilizados.

Para fortalecer o trabalho dos profissionais que atuam nesses espaços, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da diretoria de Proteção Básica e Bolsa Família, ministrou, nesta sexta-feira (18), curso de capacitação no acompanhamento das famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família, com objetivo de aperfeiçoar o atendimento e auxiliar no cumprimento dos requisitos para se inserirem ou permanecerem no programa.

A diretora de Proteção Social Básica, Silvânia Burato, ressalta que a capacitação é parte de uma série de ações que estão sendo realizadas para aperfeiçoar o atendimento dos Cras. “Considerando as demandas das políticas sociais, é preciso ter profissionais qualificados para que eles possam atuar com as famílias atendidas nos serviços”, destacou Burato.

Para a assistente social do Cras Nova Contagem, Fernanda Costa, tratar esses temas é de grande importância. “A ação é de fundamental importância para o fortalecimento de vínculos entre a rede socioassistencial e intersetorial, considerando que a troca de experiências e atualização nos ajuda a qualificar o atendimento aos nossos usuários”, disse.

Programa Bolsa Família

É um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. O programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde.

Desenvolvimento Social - 18/01/2019, 16:36:49 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira