Prefeitura combate invasões de área verde

Operação no bairro Ressaca busca proteger o córrego da Avenida das Bandeiras

Desenvolvimento Urbano - 17/01/2019, 17:35:46 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade

Fiscalização combate invasões em área verde do bairro Ressaca, atendendo demanda do Ministério Público

A prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), realizou, na terça-feira (15), uma fiscalização em invasões de área verde no bairro Ressaca. A operação contou com a participação do setor de Fiscalização de Obras Particulares da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Smdu) e da Guarda Municipal, que garantiu a segurança dos técnicos.

Essa é mais uma ação oriunda de reuniões do Comitê de Fiscalização do Município de Contagem (Comfisc), criado para congregar os diversos órgãos do município em suas atividades fiscalizadoras como forma de maximizar as atribuições e tornar mais ágeis as diversas providências necessárias à organização e preservação do espaço público.

Eric Machado, superintendente de Controle Ambiental da Semad, diz que a intenção é recuperar e proteger o córrego da Avenida das Bandeiras, que passa pelo local. “É uma área verde do município que tem invasões históricas e fazemos um monitoramento permanente. Estamos atendendo a uma demanda do Ministério Público, que levou o problema para o Comfisc. Essa também é uma área que foi escolhida, por meio de um projeto desenvolvido pela Semad, para receber recursos para investimentos hidroambientais. Faremos aqui o cercamento, revegetação, recuperação das nascentes e do curso d’água”, explica.

Adilson Lamounier, assessor da regional Ressaca, explica que a fiscalização ocorre de forma permanente. “Estamos monitorando as construções irregulares e autuando os moradores. Infelizmente, é um problema recorrente. Alguns já haviam sido notificados anteriormente e insistem em levantar edificações em locais de preservação”, conta.

Várias edificações irregulares foram identificadas, e os responsáveis, autuados. As autuações serão enviadas ao Ministério Público que, eventualmente, abrirá processos administrativos.

 

Desenvolvimento Urbano - 17/01/2019, 17:35:46 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação