Movimento Transformar Contagem pretende ser uma rede de solidariedade

Para conectar o voluntário à entidade ou à pessoa necessitada, possibilitando este protagonismo e garantindo a ação, o Movimento Transformar Contagem utilizará um aplicativo, a ser lançado em abril de 2019

Desenvolvimento Social - 19/12/2018, 15:01:18 - Repórter: - Foto: Cássio Matias

Foto: Cassio Matias

Potencializar o sentimento de solidariedade e conectar os diferentes setores da sociedade, como as organizações de sociedade civil (OSCs), voluntários e o poder público para ações do bem na cidade é o objetivo do “Movimento Transformar Contagem”, um projeto que foi lançado nesta terça-feira (18), no auditório da Prefeitura, pela primeira dama do município, Luciana Braga.

Para conectar o voluntário à entidade ou à pessoa necessitada, possibilitando este protagonismo e garantindo a ação, o Movimento Transformar Contagem utilizará um aplicativo, a ser lançado em abril de 2019. Assim, uma plataforma digital vai disponibilizar o cadastro das entidades e direcionar as ações voluntárias, formando uma grande rede de solidariedade.

Para divulgar e buscar a adesão ao projeto junto à sociedade, serão feitas visitas a entidades, conselhos municipais, escolas e universidades, igrejas, etc, a partir de janeiro. A ação voluntária poderá configurar horas doadas por estudantes universitários e servir como horas extras em trabalhos de extensão em determinada disciplina escolar. Também está previsto desconto em eventos culturais para os voluntários.

O Transformar Contagem terá também um “voluntariômetro”, um painel a ser instalado em local de visibilidade que contará e informará o volume das ações do bem em tempo real – como ocorreu com o projeto Transforma Recife, cuja experiência de sucesso, nesta capital pernambucana, foi buscada para dar forma e subsídios ao projeto em Contagem.

A plataforma digital, conforme explicou Pedro Pimenta da Veiga, da equipe de gestores do projeto, será um grande banco de dados, onde aparecerá abas com o nome das instituições, seu perfil e necessidades, bem como a seleção do voluntário e sua ação disponível, além do acesso a um chat.

A sede do projeto será no casarão do Parque Gentil Diniz, onde ocorrerá a gestão do Movimento, as capacitações e palestras voltadas para as entidades, encontros mensais para avaliação e a alimentação da plataforma digital, informou Veiga.

“Transformar quem recebe e quem faz” 

Como definiu Luciana Braga, primeira dama do município, que idealizou e coordenará o projeto juntamente com Pedro Veiga, “o Movimento Transformar nasce de uma semente que pretende florescer com a participação daqueles que querem fazer o bem na cidade, doar parte do seu tempo, sua atenção ou habilidade, mas não sabem qual o caminho seguir para chegar às pessoas ou entidades necessitadas daquela ajuda.

“Por isto queremos que os servidores da Prefeitura e entidades sejam nossos agentes multiplicadores, para que este projeto possa abranger todo mundo, a cidade inteira, num movimento do bem, cada um fazendo a sua parte, como o que lhe é possível. Porque, afinal, despertar para a cidadania e o bem comum é o grande objetivo do Transformar Contagem”, – disse ela a uma plateia de secretários, servidores, representantes de OSCs e convidados.

Segundo Luciana Braga, que no início de 2017, estava amamentando filhos gêmeos, disse que agora, com eles mais crescidos, será possível desenvolver um projeto desta natureza. “Não devemos iniciar um projeto social pensando que será um favor e sim, um privilégio, pois as ações voluntárias costumam transformar quem as recebe e quem as faz”, disse emocionada.

Recife teve o primeiro voluntariômetro

A experiência exitosa do Transformar Recife foi exposta pela gestora Marcella Tavares ao informar que quatro anos, após a sua criação em 2014, o projeto que iniciou com 40 OSCs, teve este número acrescido para 10 mil e depois para 100 mil voluntários. A quantidade de horas contadas pelo “voluntariômetro”, segundo disse, chega hoje a 1 bilhão de horas doadas quando a ação é um serviço.

A trajetória da ideia de trazer a experiência do Transformar pernambucano para Contagem, segundo informou o prefeito Alex de Freitas, começou mesmo foi em 2017, na pessoa do secretário municipal de Esporte e Lazer da época, Kaká Menezes, que já realiza há mais tempo trabalho social na cidade com a entidade Ele Clama, de recuperação de dependentes químicos. Daí em diante, a ideia de difundir as ações filantrópicas e voluntárias na cidade foi absorvida por mais pessoas, como a Luciana, e visitas foram feitas a Pernambuco para conhecer a experiência de lá.

Boa intenção

O prefeito considerou que o projeto irá expor deficiências do serviço público, e terá como ferramenta uma plataforma com dados e necessidades das entidades que já lutam e são vitoriosas por prestarem ajuda ao próximo, na medida do seu possível.  Alex também ressaltou que o projeto capitaneado por sua esposa e por Pedro Pimenta da Veiga precisará da ajuda de pessoas que têm vocação para fazer o bem. “Eu sou um líder temporário. Este projeto tem a boa intenção de Luciana e de Pedro. Tende a crescer, ser irreversível e vai somar ao que já existe nas OSCs”, afirmou.

Para a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Luzia Ferreira, o Transformar visa possibilitar o encontro das instituições sociais que já prestam serviço às diversas comunidades, mas têm dificuldade de divulgar as suas necessidades.

O Movimento Transformar Contagem vai integrar às ações da Secretaria de Desenvolvimento Social, que acompanhará o seu desenvolvimento juntamente com a entidade Lar de Marcos, que venceu processo de seleção recente para dar o apoio logístico ao projeto.

Segundo informou a gestora do Lar de Marcos, entidade criada há 50 anos em Contagem, Fátima França, a entidade já recebe muitas ações voluntárias. “Mas com o projeto Transformar, esta ação irá aumentar dentro das diversas OSCs – perto de 300 existentes em Contagem – porque vai direcionar o voluntário ao necessitado”.

Desenvolvimento Social - 19/12/2018, 15:01:18 - Repórter: - Foto: Cássio Matias
Tags:

Projeto Movimento Transformar Contagem é Lançado

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação